A técnica como condição para o surgimento e o desenvolvimento do jogo de futebol

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A técnica como condição para o surgimento e o desenvolvimento do jogo de futebol

Mostrar registro completo

Título: A técnica como condição para o surgimento e o desenvolvimento do jogo de futebol
Autor: Colombo, Bruno Dandolini
Resumo: A presente tese foi motivada pela preocupação com a categoria ensino da técnica do futebol. Para atendê-la devidamente, realizou-se um movimento investigativo ontológico-genético, embasado em Gyorgy Lukács (1885-1971), de constituição do ser da técnica articulando-o aos processos de gênese e desenvolvimento do futebol. Também foi trazida a campo para essa trajetória teórico-conceitual, a psicologia soviética, tomando como base principalmente as contribuições de Alexis Nikolaevich Leontiev (1903-1979) e Serguéi Leonidovich Rubinstein (1889-1960). O objetivo geral desta pesquisa foi compreender os processos a partir dos quais a técnica, como conhecimento, configura-se como condição para o surgimento e o desenvolvimento da especificidade do jogo de futebol e, simultaneamente, condição para uma apropriação da qualidade específica desse jogo. Para isso, estudou-se a gênese e o desenvolvimento do ser da técnica em articulação com a gênese e o desenvolvimento deste ser no futebol, bem como a categoria vida cotidiana e a especificidade do movimento humano para a resposta adequada acerca da configuração da técnica. Com tal fundamentação teórica, analisaram-se duas cenas concretas produzidas historicamente no futebol apresentando a complexidade do devir homem do homem, carregada na ponta da chuteira, e a necessidade de entendimento do organismo técnico-tático-estratégico para a qualificação da ação e do pensamento acerca do jogo de futebol. Concluiu-se que a técnica é conhecimento, meio de execução mais adequado de realização de determinada operação ou conjunto de operações componentes da ação de certa atividade. Ela é, quando devidamente orientada ao motivo, veículo que transporta os progressos históricos da atividade e, concomitantemente, meio que condiciona, em uma continuidade sempre renovada, tais domínios. Contribui como movimento do autodomínio do gênero humano. Sendo assim, no futebol, seu ensino deve estar articulado com o motivo de controle da ação corporal do outro pelo domínio de espaço, constituindo um organismo técnico-tático-estratégico que qualifica a ação e o pensamento sobre o jogo.Abstract: This thesis was motivated by the concern with the category ?teaching of football technique?. To attend this category properly, an ontological-genetic investigative movement was accomplished, based on Gyorgy Lukács (1885-1971), about the constitution of the technique per se articulating it to the processes of genesis and development of football. It was also brought to the field for this theoretical-conceptual trajectory, the soviet psychology, taking as a base mainly the contributions of Alexis Nikolaevich Leontiev (1903-1979) and Serguéi Leonidovich Rubinstein (1889-1960). The general objective of this research was to understand the processes from which the technique, as knowledge, is configured as a condition for the emergence and development of the specificity of the football game and, simultaneously, as a condition for an appropriation of the specific quality of this game. For that, it was studied the genesis and development of the technique itself, in articulation with the genesis and development of the technique in football, as well as the category of everyday life and the specificity of human movement for the appropriate answer about the configuration of technique. With this theoretical foundation, two concrete scenes historically produced in football were analyzed, presenting the complexity of man becoming man, carried on the tip of the boot, and the need to understand the technical-tactical-strategic organism for the qualification of action and thought about the football game. It was concluded that the technique is knowledge, means of more appropriate execution to perform a particular operation or set of operations components of the action of a certain activity. It is, when properly oriented to the motive, a vehicle that carries the historical progress of the activity and, concomitantly, a means that conditions, in an ever renewed continuity, such domains. It contributes to the human race self-control. Thus, in football, its teaching should be articulated with a rational control of the corporal action of the other to the domain of space, constituting a technical-tactical-strategic organism that qualifies the action and the thought about the game.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229877
Data: 2021


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PEED1594-T.pdf 2.619Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar