Práticas pedagógicas para o processo de alfabetização: reflexões sobre o ensino de escrita e leitura em uma abordagem discursiva

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Práticas pedagógicas para o processo de alfabetização: reflexões sobre o ensino de escrita e leitura em uma abordagem discursiva

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Title: Práticas pedagógicas para o processo de alfabetização: reflexões sobre o ensino de escrita e leitura em uma abordagem discursiva
Author: Koch, Camila Besen
Abstract: A pesquisa vincula-se à Linha Sujeitos, Processos Educativos e Docência do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Seu objeto de estudo são as práticas pedagógicas que estão envolvidas no processo de alfabetização de crianças. A investigação foi desenvolvida a partir de abordagem qualitativa, apoiando-se na seguinte questão central: Como e com quais bases teóricas os/as professores/as organizam suas práticas de ensino de escrita e leitura no processo de alfabetização das crianças? Para tanto, o estudo aponta como objetivo geral: compreender quais estratégias metodológicas podem ser assumidas como capazes de garantir uma concepção de ensino de escrita e leitura com aproximação à abordagem discursiva. E como objetivos específicos: a) aprofundar o conceito de alfabetização sob a ótica de diferentes pesquisadores da área; b) identificar as concepções teóricas e metodológicas utilizadas pelos/as professores/as alfabetizadores/as de uma Rede Municipal específica localizada na Grande Florianópolis ? SC; c) analisar, nas metodologias usadas no ensino de leitura e escrita, uma aproximação (ou não) a uma concepção de alfabetização com pontos convergentes a uma abordagem discursiva. Tomamos como autores basilares Smolka (1987), Goulart (2015; 2019), Mortatti (2019), Gontijo (2007), dentre outros. Para concretizar a pesquisa nos guiamos pelos seguintes procedimentos: levantamento de pesquisas sobre a temática em produções acadêmicas utilizando três bases de dados distintas; entrevista semiestruturada com um grupo de professores/as alfabetizadores/as da Rede Municipal em questão. Conclui-se que os sujeitos participantes desta pesquisa, por meio das entrevistas, apresentaram indícios de que suas práticas alfabetizadoras estejam pautadas em vertentes mistas, as quais manifestam, em determinados momentos, vestígios de metodologias consideradas mais tradicionais, da mesma forma em que se inclinam também para práticas metodológicas que se aproximam de uma concepção de alfabetização na perspectiva do letramento, não havendo uma clareza de que conheçam ou se identifiquem propriamente com a abordagem discursiva. Espera-se com esta pesquisa contribuir para as reflexões em torno de uma abordagem discursiva de alfabetização que tome a língua viva e seus sujeitos como central na relação de ensino e aprendizagem.Abstract: This research is linked to the Subjects, Educational Processes, and Teaching Area of the Postgraduate Program at the Federal University of Santa Catarina. Its object of study are the pedagogical practices that are involved in the children?s literacy process. The investigation was developed from a qualitative approach, based on the following central question: How and with what theoretical basis do teachers organize their teaching practices of writing and reading in the children's literacy process? For this purpose, the study has the following General Objective: to understand which methodological strategies can be assumed as capable of guaranteeing a conception of teaching writing and reading with approximation to the discursive approach. And as Specific Objectives: a) to deepen the concept of literacy from the point of view of different researchers in the area; b) to identify the theoretical and methodological conceptions used by the literacy teachers of a specific Municipal Network located in the metropolitan area of Florianópolis - SC; c) to analyze, in the methodologies used in the teaching of reading and writing, an approach (or not) to a conception of literacy with points that converge with a discursive approach. We take as basic authors Smolka (1987), Goulart (2015; 2019), Mortatti (2019), Gontijo (2007), among others. To carry out this research we were guided by the following procedures: Survey of research on the theme in academic productions using three different databases; Semi-structured interview with a group of literacy teachers from the Municipal Network in question. We conclude that the subjects participating in this research, through the interviews, presented indications that their literacy teaching practices are based on mixed approaches, which manifest, at certain moments, traces of more traditional methodologies, they also lean towards methodological practices that are close to a literacy conception from a literacy perspective, but it is not clear that they know or identify themselves with the discursive approach. It is expected that this research will contribute to the reflections around a discursive approach to literacy that takes the living language and its subjects as central to the teaching and learning relationship.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229833
Date: 2021


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