Infância e pedagogia: uma análise sobre documentos curriculares de formação inicial em interlocução com as relações de gênero e sexualidade

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Infância e pedagogia: uma análise sobre documentos curriculares de formação inicial em interlocução com as relações de gênero e sexualidade

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Title: Infância e pedagogia: uma análise sobre documentos curriculares de formação inicial em interlocução com as relações de gênero e sexualidade
Author: Zimmer, Karine
Abstract: Esta pesquisa em nível de mestrado se propôs a analisar os documentos curriculares dos cursos presenciais de formação inicial de licenciatura em Pedagogia de 13 instituições de ensino superior da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). Com base na perspectiva da infância, pretendeu-se dar visibilidade ao modo como os conhecimentos referentes às relações de gênero e sexualidade foram apropriados nos documentos curriculares das 13 instituições analisadas. O referencial teórico contou com os diálogos acerca dos Estudos Sociais da Infância, de uma Sociologia da Infância, Estudos de Gênero e Estudos Feministas, em interlocução com uma Pedagogia da Infância. Como procedimento metodológico, elegeu-se a técnica de Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (1977) e Maria Laura Puglisi Barbosa Franco (2003). Mapeou-se as disciplinas e suas respectivas cargas horárias, os conteúdos formativos das ementas, a existência de diálogos interdisciplinares que contemplassem gênero e sexualidade. Constatou-se que o conjunto de instituições analisadas tem o total de 674 disciplinas, sendo 623 disciplinas obrigatórias e 51 disciplinas não obrigatórias (optativas, eletivas e/ou atividades curriculares), das quais se contabilizou o total de oito disciplinas com denominações concernentes aos temas gênero e sexualidade, sendo quatro em caráter obrigatório e quatro organizadas como disciplinas não obrigatórias. Seguindo a técnica de Análise de Conteúdo, recorreu-se à classificação do material empírico a partir dos temas: gênero, sexualidade, corpo, diversidade, direitos humanos e identidade profissional, dos quais se definiu três categorias centrais de análise. A primeira denomina-se ?Gênero, sexualidade e corpo: marcadores sociais da diferença?, subdividida em duas categorias específicas de análise: i) Corpo ?dissociado? de gênero; e ii) Sexualidade nas perspectivas biologicista e desenvolvimentista. O conjunto de ementas e disciplinas classificadas nessa categoria apresenta uma perspectiva de gênero, sexualidade, corpo, diversidade, direitos humanos e identidade profissional que menciona, diversifica e complexifica os conhecimentos privilegiados na formação inicial de licenciatura em Pedagogia. A segunda categoria central denomina-se ?A tentação da diversidade e direitos humanos: sujeitas/os de direitos ou objetos de discursos?, que compreende ementas e disciplinas com referência às diversidades e direitos humanos dissociados explicitamente de gênero. A terceira categoria central denomina-se ?As marcas do patriarcado na constituição da identidade profissional docente?, que compreende ementas e disciplinas que fazem referência à identidade profissional docente com abordagens voltadas às especificidades histórica e social. Nessa categoria de análise, acresce-se a problematização da perspectiva adotada pelas 13 instituições analisadas nos seus documentos curriculares, ao privilegiar o masculino genérico como regra de escrita, mesmo se tratando de uma profissão que ao longo da sua trajetória foi sendo ocupada, majoritariamente, por mulheres.Abstract: This research, at the master's level, aims to analyze the curricular documents of the classroom courses of initial training for a degree in Pedagogy at 13 higher education institutions of the Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). Based on the perspective of childhood, it was intended to give visibility to the way in which knowledge related to gender relations and sexuality was included in the curricular documents of the 13 institutions analyzed. The theoretical referential included dialogues about the Social Studies of Childhood, a Sociology of Childhood, Gender Studies and Feminist Studies, in dialogue with a Pedagogy of Childhood. As a methodological procedure, the Content Analysis technique proposed by Laurence Bardin (1977) and Maria Laura Puglisi Barbosa Franco (2003) was chosen. It was mapped as subjects and their workloads, the formative contents of the syllabuses, the existence of interdisciplinary dialogues that contemplate gender and sexuality. It was found that the set of institutions analyzed has a total of 674 subjects, with 623 mandatory subjects and 51 compulsory subjects (optional, elective and/or curricular activities), of which a total of eight subjects with names concerning the mandatory gender and sexuality topics, four of which are mandatory and four are organized as treatment subjects. Following the Content Analysis technique, we used the classification of empirical material based on the themes: gender, sexuality, body, diversity, human rights and professional identity, three centrals categories of analysis were defined. The first being called: ?Gender, sexuality and body: social categories of difference?, subdivided into two specific categories of analysis: i) Body ?dissociated? from gender; and ii) Sexuality from the biological and developmental perspectives. The set of syllabuses and subjects classified in this category presents a perspective of gender, sexuality, body, diversity, human rights and professional identity that mentions, diversifies and complexifies the knowledge privileged in the initial formation of a degree in Pedagogy. The second central category is called ?The temptation of diversity and human rights: approach those of rights or objects of discourse?, which comprises syllabuses and disciplines with reference to diversities and human rights explicitly dissociated from gender. The third central category is called ?The marks of patriarchy in the constitution of the professional teacher identity?, which comprises syllabuses and disciplines that refer to the professional identity of the teacher with a focus on historical and social specificities. This category of analysis, the problematization of perspective adopted by the 13 institutions analyzed in their curricular documents by privileging the generic masculine as a rule of writing, even in the case of a profession that throughout its trajectory has been mostly occupied by women.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229797
Date: 2021


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