Title: | Música, formação e mídia-educação: um estudo com futuras professoras de crianças |
Author: | Natera, Gislene |
Abstract: |
Esta pesquisa teve como objetivo compreender como as atividades de mídia-educação podem ser inseridas e contribuir para o ensinar e aprender música na formação de professores nos cursos de Pedagogia. É de cunho qualitativo (CRESWELL, 2013; LUTTRELL, 2010), com abordagem mista, inspirações cartográficas (DELEUZE; GUATTARI, 1995; PASSOS; BARROS, 2015) e situada no paradigma de uma das perspectivas teóricas da mídia-educação, que é o do pensamento crítico (RIVOLTELLA, 2012). A pesquisa parte dos pressupostos de que a mídia é uma dimensão central da vida contemporânea ? da cultura, da política, da economia e das relações pessoais (BUCKINGHAM, 2019) ? e de que os repertórios musicais das crianças são complexos, pois elas cantam e dançam músicas com conteúdo voltado aos adultos, muitas vezes não adequado a elas (SOUZA, T., 2020). A pesquisa empírica foi desenvolvida com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina. No primeiro momento, usou-se um questionário, analisado pelo método quantitativo, como ferramenta para mapear as condições sociais das estudantes e levantar certos comportamentos, preferências, práticas e consumos de músicas e mídias. Participaram dessa primeira fase 49 estudantes da disciplina obrigatória de Artes e 24 estudantes da disciplina eletiva Música, Mídia-Educação e Formação, totalizando um grupo de 73 participantes. A segunda fase da pesquisa de campo consistiu na criação e na oferta da referida disciplina eletiva, com total de 54 horas de aula, que buscou compreender o lugar da música no trabalho com as linguagens no espaço escolar e na formação docente, sendo estruturada em três eixos: música ?com?, ?para/sobre? e ?através? das mídias. Foram apresentados os fundamentos da linguagem musical, envolvendo a música da cultura infantil brasileira e do mundo, jogos, parlendas e brinquedos cantados (BRITO, 2003; HORTÉLIO, 2006; ILARI, 2009; ALMEIDA; PUCCI, 2014, 2015); os conceitos da mídia-educação, por meio de análises críticas a partir de seus aspectos-chave (BUCKINGHAM, 2005; MCCLAIN, 2016a); e o desafio da produção cultural por meio da construção de portfólios (GALLEGO et al., 2009; VILLAS-BOAS, 2005). O questionário mostrou que a maioria das estudantes é do gênero feminino, tem entre 18 e 25 anos de idade e é oriunda de escolas públicas de Educação Básica. Identificou-se que os repertórios da cultura infantil ainda são pouco conhecidos pelas estudantes, apesar de elas mostrarem interesse pelo tema, e que elas são conhecedoras de produções musicais veiculadas pelas grandes mídias, como Turma do Balão Mágico e Xou da Xuxa. Seus consumos culturais principais são assistir Netflix e ouvir música em seus celulares, destacando-se os gêneros MPB, pop internacional e funk. O questionário evidenciou o quanto é fundamental conhecer as referências culturais das estudantes para pensar os conteúdos e didáticas a serem desenvolvidos nas disciplinas de música para os cursos de Pedagogia. Da análise dos dados produzidos (BARROS; BARROS, 2016; CARLOMAGNO; ROCHA, 2016) na disciplina oferecida no âmbito da pesquisa, emergiram quatro categorias: ?Música como tapa-buraco mesmo?: o espaço da música na Educação Infantil; Músicas da mídia para crianças: o caso Baby Shark; Músicas pop e polêmicas: reflexões sobre a proposta da música para/sobre as mídias; e Atividade de Mídia-Educação: o videoclipe Medicina, da cantora Anitta. Entre as conclusões, destaca-se a relevância de entender as crianças como atores sociais em propostas de formação de professores que possam aproximá-las da música, contestando concepções de senso comum que as diminuem, como a referência a ?musiquinhas?. Os dados confirmaram ainda a importância do Estágio Curricular Supervisionado na formação docente, assim como a urgência de que a disciplina de música seja contemplada nos currículos dos cursos de Pedagogia. É preciso ampliar o que se entende por músicas ?polêmicas? no ambiente escolar, mostrando a necessidade de uma análise da estrutura musical, das letras e das imagens dos videoclipes. Faz-se necessário garantir o acesso das crianças ao ambiente digital e a uma provisão de qualidade, bem como o respeito aos seus direitos de proteção em relação a temas potencialmente problemáticos, considerando as especificidades infantis. Os curta-metragens, filmes e videoclipes de música pop ou música midiática mostraram-se materiais pertinentes para as atividades de mídia-educação voltadas ao desenvolvimento do pensamento crítico, desconstruindo também a ideia de que a escolha do repertório para levar às crianças deva se basear apenas nos ?gostos? musicais. Músicas de grande sucesso comercial, como Baby Shark ou as canções do Clube da Anittinha, demonstraram oferecer temas geradores para reflexões importantes, como representação cultural, a relação entre letra e imagem na construção dos videoclipes, o consumo infantil, os acessos, relações e significados atribuídos pelas crianças às músicas da mídia, entre outros. A pesquisa conclui afirmando a necessidade de que uma formação em Música na perspectiva da mídia-educação seja oferecida tanto nos cursos de Pedagogia ? como disciplina eletiva ou em universidades que já abordam a música no currículo ? quanto em cursos de Licenciatura em Música. Além disso, afirma a necessidade de que tais propostas sejam vivenciadas com as próprias crianças e/ou jovens no espaço escolar, orientadas por profissionais da área de Pedagogia e de Música ou, preferencialmente, em parceria entre eles. Abstract: This research aims to understand how media-education activities can be inserted and contribute to teaching and learning music in teacher training in Pedagogy undergraduate courses. It is qualitative research (CRESWELL, 2013; LUTTRELL, 2010), with a mixed approach, cartographic inspirations (DELEUZE; GUATTARI, 1995; PASSOS; BARROS, 2015) and situated in the critical thinking paradigm of media education (RIVOLTELLA, 2012). The research is based on the assumptions that the media are a central dimension of contemporary life? of culture, politics, economics, and personal relationships (BUCKINGHAM, 2019) ? and that children's musical repertoires are complex, as they sing and dance to songs with content aimed at adults, often not suitable for them (SOUZA, T., 2020). The empirical research was carried out with students from the Pedagogy undergraduate course at the Federal University of Santa Catarina. At first, a questionnaire was used, analyzed by the quantitative method, to map the students' social conditions and assess certain behaviors, preferences, practices, and consumption of music and media. Forty-nine students from the Arts compulsory course and 24 students from the elective Music, Media-Education and Training course participated in this first phase, totaling 73 participants. The second stage of the field research consisted in creating and offering the above-mentioned elective course, in a total of 54 hours of classes, which sought to understand the place of music in working with languages in the school environment and teacher education, which is structured in three axes: music \"with,\" \"to/about\" and \"through\" the media. The fundamentals of musical language were presented, involving music from Brazilian children's culture and from other countries, games, parlendas, and singing plays (BRITO, 2003; HORTELIO, 2006; ILARI, 2009; ALMEIDA; PUCCI, 2014, 2015). In addition, the concepts of media education were discussed through critical analysis based on its key aspects (BUCKINGHAM, 2005; MCCLAIN, 2016a), and the challenge of cultural production was approached through the construction of portfolios (GALLEGO et al., 2009; VILLAS-BOAS, 2005). The questionnaire showed that most students are female, are between 18 and 25 years old, and come from Basic Education public schools. It was identified that the repertoires of children's culture are still little known by the students, even though they show interest in the theme. On the other hand, they are knowledgeable about musical productions broadcast by the major media, such as Turma do Balão Mágico and Xou da Xuxa. Their main cultural consumptions are watching Netflix and listening to music on their cell phones, highlighting genres such as MPB, international pop, and funk. The questionnaire showed how essential it is to know the students' cultural references to plan the contents and didactics to be carried out in the music disciplines for the Pedagogy undergraduate courses. From the analysis of the data produced (BARROS; BARROS, 2016; CARLOMAGNO; ROCHA, 2016) in the discipline offered in the scope of the research, four categories emerged: \"Music as a fill-in\": the space of music in Kindergarten; Children's Media Songs: The Baby Shark Case; Pop music and polemics: reflections on the proposal of music for/about the media; and Media-Education Activity: the video clip Medicina, by Anitta. Among the conclusions, there is the relevance of understanding children as social actors in teacher training proposals that can bring them closer to music, contesting common-sense conceptions that devalue them, such as the reference to \"little songs.\" The data also confirmed the relevance of Supervised Training and the urgent need for the music subject to be included in the curriculum of the Pedagogy undergraduate courses. It is necessary to expand what is meant by \"controversial\" music in the school environment, showing the need to analyze the musical structure, lyrics, and images of music videos. It is necessary to guarantee children's access to the digital environment and quality provision and respect for their protection rights concerning potentially problematic issues, considering children's specificities. The short films, movies, and video clips of pop music or media music proved to be relevant materials for media-education activities aimed at developing critical thinking, deconstructing the idea that repertoire choice should be based only on musical \"tastes.\" Music of great commercial success, such as Baby Shark or the songs from Clube da Anittinha, confirmed to offer themes that generate essential reflections, such as cultural representation, the relationship between lyrics and image in the construction of music videos, children's consumption, accesses, relationships and meanings attributed by children to songs in the media, among others. The research concludes that is necessary to teach Music education from the perspective of media education. Therefore, it should be offered in Pedagogy courses ? as an elective subject or in universities that already address music in the curriculum ? and in Music Degree courses. Furthermore, it affirms the need for such proposals to be experienced with the children and /or young people in the school environment, guided by professionals in Pedagogy and Music or, preferably, in partnership between them. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229796 |
Date: | 2021 |
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PEED1597-T.pdf | 17.89Mb |
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