Síntese da experiência no planejamento de trilhas ecológicas: caso sobre a trilha do vigia no sudeste do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

DSpace Repository

A- A A+

Síntese da experiência no planejamento de trilhas ecológicas: caso sobre a trilha do vigia no sudeste do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

Show full item record

Title: Síntese da experiência no planejamento de trilhas ecológicas: caso sobre a trilha do vigia no sudeste do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
Author: Paula, Gilberto de Souza; Zacchi, Giancarlo Philippi
Abstract: O ecoturismo e as relações dos praticantes com o planejamento de trilhas ecológicas, enquanto contribuem no desenvolvimento dos espaços, o interesse crescente da atividade pode se tornar negativo dado os impactos que desencadeia. Para apresentar os resultados na Trilha do Vigia localizada no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Palhoça, SC, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, descritiva e exploratória, uma abordagem qualiquantitativa com procedimento técnico estruturado em pesquisa bibliográfica, e estudo de caso. Os resultados apontam que a capacidade de carga efetiva da trilha é de 77 pessoas dia, com 10 pessoas por cada hora no máximo, incluindo o condutor ambiental, com 8 horas de trilha aberta, que o grau de dificuldade da trilha é fácil, o meio é moderadamente severo, apresenta caminhos e cruzamentos bem definidos, o percurso é feito com obstáculos e a intensidade do esforço físico realizado é considerado de pouco esforço.Ecotourism and the relationships of practitioners with the planning of ecological trails, while contributing to the development of spaces, the growing interest of the activity can become negative given the impacts it triggers. To present the results in the Trilha do Vigia located in the Serra do Tabuleiro State Park, in Palhoça, SC, an applied, descriptive and exploratory research was conducted a qualitative/quantitative approach with technical procedure structured in bibliographic research, and case study. The results indicate that the effective load capacity of the trail is 77 people day, with 10 people per hour at most, including the environmental conductor, with 8 hours of open trail, that the degree of difficulty of the trail is easy, the medium is moderately severe, presents well defined paths and crosses, the route is done with obstacles and the intensity of physical exertion performed is considered of little effort
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229412
Date: 2020-05


Files in this item

Files Size Format View Description
ENSUS_2020_paper_173.pdf 499.7Kb PDF View/Open Artigo ENSUS 2020

This item appears in the following Collection(s)

  • ENSUS 2020 - VIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto [88]
    O VIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto – ENSUS 2020, foi realizado de 12 a 14 de Maio de 2020, na Universidade do Sul de Santa Catarina. O ENSUS reúne professores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada aos projetos e ao desenvolvimento de novos produtos, nas áreas de Arquitetura, Engenharia e Design. Em 2020 ocorreu a 8ª edição do encontro na UNISUL – UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA, apresentando uma diversificada programação que envolve renomados palestrantes, mesas-redondas, apresentação de artigos e apresentações de pôsteres. Exclusivamente nesta edição, em função da pandemia COVID-19, o evento foi realizado online.

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar