Alfabetização: memórias, métodos e a prática pedagógica de professoras alfabetizadoras

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Alfabetização: memórias, métodos e a prática pedagógica de professoras alfabetizadoras

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Title: Alfabetização: memórias, métodos e a prática pedagógica de professoras alfabetizadoras
Author: Delduque, Regina Maria da Silva
Abstract: Esta investigação está vinculada à Linha de Pesquisa Sujeitos, Processos Educativos e Docência do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e seu foco se centra nas narrativas de memórias de professoras alfabetizadoras. A prática pedagógica de professores é uma atividade experimental única que muitas vezes não está relacionada apenas à sua formação acadêmica. Outros determinantes podem estar presentes no seu jeito/método de ensinar, constituindo características próprias, sendo um deles as lembranças da infância que ficam guardadas e grifadas na memória, deslocando-se no tempo e idades de vida. Dessa forma, nesta pesquisa, tivemos como objetivo compreender, por meio de narrativas de memórias, se o processo de alfabetização vivenciado pelas professoras alfabetizadoras em seu período inicial de escolarização influencia na sua prática pedagógica e por quê. Os sujeitos da pesquisa são sete professoras alfabetizadoras da Rede Municipal de Balneário Camboriú com idades cronológicas diferenciadas, possibilitando distintos momentos históricos do processo de alfabetização. Determinada por um movimento de investigação/formação, a pesquisa propõe a metodologia de narrativas de memórias como conhecimento das próprias professoras nas influências que perpassam as suas práticas alfabetizadoras. A pesquisa de cunho qualitativo foi pautada em referências sobre a história da alfabetização e métodos apoiados em Mortatti (2019), Soares (2003/2004), Cagliari (1988), Saviani (2011/2013), Smolka, Goulart e Frade (2005), narrativas autobiográficas e histórias de vida como metodologia qualitativa, amparadas principalmente em Nóvoa (2013), Bosi (1994) e Clandinin & Conelly (2011), e a constituição do ?ser? professora alfabetizadora e concepções de alfabetização nos estudos de Hubermann (1995), Freire (1996) e Aguiar (2007). A análise dos dados deu-se a partir da organização do trabalho em três eixos temáticos com suas respectivas categorias: 1) Currículo vivencial: a) professoras do passado, presentes! e b) métodos e práticas de alfabetização; 2) Currículo Formativo: a) profissão docente, escolha ou possibilidades objetivas/subjetivas? e b) métodos e práticas de alfabetização, desafios da formação acadêmica; e 3) Currículo atualizado: a) concepção de alfabetização, materialização da prática e aproximações e b) dificuldades do SER/FAZER alfabetizadora. Os resultados da pesquisa corroboraram a justificativa que as narrativas de memórias por apresentarem-se como um valioso instrumento de investigação permitem a reflexão e compreensão do processo de construção da identidade das professoras, não só como material de conhecimento, como inventário de lembranças a ser categorizado, mas também como essencial na (re)significação e (re)construção da prática alfabetizadora, constituindo-se como campo capaz de contribuir para os processos formativos. Concluiu-se que a constituição do ser/fazer professor não pode ser considerada como processo meramente linear, evolutivo de acúmulos de conhecimentos, mas atravessada/afetada pelo entrecruzamento de todos os processos que compõem sua identidade, produzidos por suas histórias de vida e percursos educativos, assim como por aspectos históricos, políticos e econômicos. Ao interpretar a realidade dos desafios e dificuldades enfrentados a partir de seu mundo de sentidos, as professoras refletem sobre sua prática, sobre os reais motivos para suas ações e reconhecemse como docentes, assumem as responsabilidades impostas pela sua profissão que nem sempre é respeitada e valorizada. Apesar da ausência de estrutura, das imposições, da falta de reconhecimento, essas Mulheres Professoras Alfabetizadoras tentam de todas as maneiras possíveis, fazer a diferença na história de vida de seus alunos.Abstract: This analysis is linked to the Educational Processes and Teaching Line of Research from the Master?s Program in Education at the Federal University of Santa Catarina and its focus is on the literacy of teachers? memories. The teacher?s pedagogical practice is a unique experimental activity that is often not related only to their academic background. Other factor may be present in their way/method of teaching, creating their own characteristics, one of them being the experiences of their childhood that have been kept in memory, throughout years of life. Thus, in this research, we aimed to understand, through narratives of memories, whether the education process experienced by literacy teachers in their initial period of schooling influences their pedagogical practice and why. The research focus on seven literacy teachers of the Rede Municipal of Balneario Camboriu with different chronological ages, enabling different historical moments of the literacy process. Determined by a movement of research/training, the research proposes the narratives methodology of memories as knowledge of the teachers themselves in the influences through their literacy practices. The qualitative research was based on references on the history of literacy and methods supported by Mortatti (2019), Soares (2003/2004), Cagliari (1988), Saviani (2011/2013), Smolka, Goulart and Frade (2005), autobiographical narratives and life histories as qualitative methodology, mainly based on Nóvoa (2013), Bosi (1994) and Clandinin & Conelly (2011), and the constitution of the \"being\" a literacy teacher and literacy conceptions in the studies of Hubermann (1995), Freire (1996) and Aguiar (2007). Data analysis was based on the work organization in three thematic axes: 1) Experiential Curriculum: a) teachers from the past, present! and b) literacy methods and practices; 2) Formative Curriculum: a) teaching profession, choice or objective/subjective possibilities? and b) literacy methods and practices, challenges of academic training; and 3) Updated Curriculum: a) literacy conception, materialization of practice and approaches and b) literacy?s difficulties of being/doing. The research results verified the justification that the narratives of memories for presenting themselves as a valuable research instrument allow the reflection and understanding of the construction process of the teacher?s identity, not only as a material of knowledge, as an inventory of memories to be categorized, but also as essential in the (re)signification and (re)construction of literacy practice, constituting as a field capable of giving an account of the formative processes. It was concluded that the being/doing constitution of a teacher cannot be considered only as a linear process of knowledge accumulations, but crossed/affected by the intersection of all the processes that make up their identity, produced by their life stories and educational paths, as well as for historical, political and economic aspects. By interpreting the reality of the challenges and difficulties faced from their world of meanings, the teachers reflect on their practice, about the real reasons for their actions and recognize themselves as teachers, they assume the responsibilities imposed by their profession that is not always respected and valued. Despite the lack of structure, impositions, lack of recognition, these Women Literacy Teachers try in every possible way to make a difference in the life history of their students.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229248
Date: 2021


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