Infâncias indígenas kaingang: entre a escrita etnográfica e o viver das crianças na aldeia Kondá

DSpace Repository

A- A A+

Infâncias indígenas kaingang: entre a escrita etnográfica e o viver das crianças na aldeia Kondá

Show full item record

Title: Infâncias indígenas kaingang: entre a escrita etnográfica e o viver das crianças na aldeia Kondá
Author: Almeida, Silvia Maria Alves de
Abstract: Esta tese é resultado de uma pesquisa etnográfica com as crianças indígenas kaingang entre abril de 2017 a fevereiro de 2020, na aldeia Kondá, no Oeste de Santa Catarina. Diante do entre-lugar de pensamentos e escritas sobre o outro pautados na racionalidade/modernidade de uma cultura ocidental, eurocêntrica, não indígena, adultocêntrica e colonizada por conhecimentos/categorias que universalizam e que nos constituem sujeitos, buscou-se interrogar: como a escrita etnográfica enuncia os modos de vida das crianças-infâncias indígenas kaingang na aldeia, considerando as experiências da pesquisadora neste campo? A opção teórico-metodológica pela etnografia possibilitou o acesso à cultura indígena pela desconstrução do próprio pensar as crianças/infâncias indígenas kaingang. Os caminhos da pesquisa seguiram pela observação participante, diálogos com os adultos e as crianças indígenas, acompanhamento nas atividades diárias, registro das notas de campo seguidas de reflexões, registro de imagens das experiências com as crianças e o lugar. Os referenciais de diálogo percorreram a pedagogia da diferença para refletir sobre a relação com o outro e a questão da alteridade a partir das contribuições de Skliar (2001, 2003), Duschatzky e Skliar (2001) e Larrosa (2001, 2011); os estudos sobre a filosofia da infância de Kohan (2007, 2008, 2010, 2015), Redondo (2015, 2019) e Lima (2008, 2015); os estudos decoloniais de Quijano (2010, 2014) e Mignolo, (2003, 2008); e da literatura indígena, com Krenak (2019), Kopenawa (2015), Baniwa (2019), Makuxi Esbell (2020), Munduruku (2019) e Werá Jecupé (2002), dentre outros. No decorrer da pesquisa buscou-se romper pensamentos inscritos numa tradição de sujeito ocidental ao distalar a escrita etnográfica num exercício de alteridade, reflexividade sobre como e o que escrever das experiências com as crianças indígenas kaingang. As experiências com as crianças indígenas kaingang nos colocam em relação com a terra, a natureza e os saberes ancestrais de adultos e anciãos indígenas.Abstract: This thesis is a result of an ethnographic reasearch with kaingang indigenous children which occurred between April of 2017 to February of 2020, situaded in Kondá village, west of Santa Catarina. Towards the in-between of thinking and writing about the other ruled in rationality/modernity of a western culture, which is eurocentred, non-indigenous, adultcentric and colonized by knowledges/cathegories that universalize and build us as subjects, a question was seeked: how ethnographic writing enunciates the ways of living of children-infancy indigenous kaingang in such village, considering the researcher?s experience in the field? The theoric-methodological option for ethnography made possible the access to the indigenous culture through the desconstruction of the very thinking children/infancy indigenous kaingang itself. The research paths were oriented by participant observation, dialogues with both indigenous adults and children, followed by daily activities, field notes entries and their reflexion, images entries of the experiences with the children and place. The referential dialogue passed by the pedagogy of difference to think about the relation with the other and the otherness question throughout the contributions of Skliar (2001, 2003), Duschatzky and Skliar (2001) and Larrosa (2001, 2011); children philosophy studies of Kohan (2007, 2008, 2010, 2015), Redondo (2015, 2019) and Lima (2008, 2015); decolonial studies of Quijano (2010, 2014) and Mignolo, (2003, 2008); and indigenous literature, with Krenak (2019), Kopenawa (2015), Baniwa (2019), Makuxi Esbell (2020), Munduruku (2019) and Werá Jecupé (2002), among others. In the course of the research the attempt to rupture thoughts enrolled in a tradition of western subjects was seeked through distalar (kaigang culture term that means to excavate, to dig) the ethnographic writing in an otherness exercise, reflexivity about how and what to write from the kaingang indigenous children?s experience. The experiences with kaingang indigenous children put us in relation with the earth, nature and ancestors indigenous knowledge of adults and elders.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229172
Date: 2021


Files in this item

Files Size Format View
PEED1591-T.pdf 15.49Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar