Surdos brasileiros e bolivianos em destaque: processo inclusivo em uma escola no município de Corumbá - MS - 2017
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dc.contributor.author |
LOUBET, Maurício |
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dc.date.accessioned |
2021-09-05T20:53:26Z |
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dc.date.available |
2021-09-05T20:53:26Z |
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dc.date.issued |
2017 |
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dc.identifier.citation |
LOUBET, Maurício. Surdos brasileiros e bolivianos em destaque: processo inclusivo em uma escola no município de Corumbá – MS - 2017. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, 2017. Orientadora: Dra. Cláudia Araújo de Lima. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227696 |
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dc.description.abstract |
A inclusão educacional de alunos Surdos é um assunto um tanto debatido e polemizado por apresentar diversos empasses linguísticos e metodológicos que comprometem o progresso desses estudantes. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva, de maneira geral, analisar as ações pedagógicas para o desenvolvimento da aprendizagem e da inclusão linguística de alunos Surdos brasileiros e bolivianos que estudam no Ensino Médio, em uma escola situada, no município de Corumbá-MS. O estudo empírico de base qualitativa foi constituído por meio de entrevistas com questões semiestruturadas, uma vez que estas possibilitam maior flexibilidade e autonomia no que tange à quantidade de perguntas para o cumprimento dos objetivos propostos. Para tanto, foram entrevistados seis informantes, entre eles: a) dois professores de língua portuguesa; b) um tradutor intérprete de Libras e língua portuguesa; c) três alunos Surdos: dois brasileiros e um boliviano. O conteúdo registrado nas entrevistas foi gravado em áudio ou vídeo, transcrito, analisado sob a ótica da análise do conteúdo e organizado em categorias. Os resultados apotam que os alunos Surdos se daparam com alguns obstáculos que, consequentemente, dificultam o seu desenvolvimento como, por exemplo, a pouca interação do aprendiz com os professores; o desconhecimento, por parte dos professores, da Libras e de procedimentos metodológicos que beneficiam o aprendizado desse alunado; a extrema depedência do estudante com o tradutor intérprete para se comunicar com demais sujeitos envolvidos; a restrita interação do professor com o aluno; a dificuldade do escolar Surdo em responder as tarefas em casa. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
UFMS |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão linguística escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Surdos brasileiros |
pt_BR |
dc.subject |
Surdos bolivianos |
pt_BR |
dc.subject |
Línguas de Sinais |
pt_BR |
dc.title |
Surdos brasileiros e bolivianos em destaque: processo inclusivo em uma escola no município de Corumbá - MS - 2017 |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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