Title: | Um caminho de observação fenomenológica: gestos e narrativas do brincar na educação infantil |
Author: | Eckschmidt, Sandra |
Abstract: |
O presente trabalho reflete sobre experiências de um caminho de observação fenomenológica para o brincar da criança na educação infantil e sobre como tal caminho pode contribuir para um olhar sensível ao universo infantil, abrindo possibilidades de criação, autonomia e reflexão para os educadores em sua prática docente. O estudo parte de um horizonte geral da fenomenologia, com referências a Husserl, Merleau-Ponty e Bachelard, para apresentar os passos de observação fenomenológica propostos na Pedagogia Waldorf, inspirados na forma de fazer ciência de Goethe, que atualmente se identifica com a abordagem fenomenológica. A base empírica da pesquisa são diários de campo da observação do brincar de crianças, escritos pela autora durante 18 anos como professora de educação infantil no Brasil, e também em uma experiência na África do Sul. A discussão é complementada pelo compartilhamento de relatos de experiências, publicações e produções audiovisuais de grupos de estudo, inspirados por essa abordagem, que também fizeram parte do campo da pesquisa. A partir desses registros, em texto e imagem, foi feita uma reflexão sobre a expressão infantil no brincar, entrelaçada a um percurso de observação e de escrita dos(as) educadores(as), propondo que estes(as) partam de aspectos concretos e objetivos para criar narrativas autorais sensíveis e imaginativas que lhes permitam uma compreensão do processo educativo enquanto encontro com a criança. Abstract: This study reflects on the experiences of a path of phenomenological observation of children?s play in early childhood education and about how this path can contribute to a sensitive look at the universe of children, allowing opportunities for creation, autonomy and reflection about educators in their teaching practice. The study begins from a general horizon of phenomenology, with references to Husserl, Merleau-Ponty and Bachelard, to present the steps of phenomenological observation proposed in Waldorf Pedagogy, inspired by how Goethe conducted science, and that now identifies with the phenomenological approach. The empiric base of the study are field diaries of observation of the play of children, written by the author over her 18 years as a teacher of early childhood education in Brazil and from an experience in South Africa. The discussion is complemented by the sharing of reports on experiences, publications and audiovisual productions of study groups, inspired by this approach, which are also part of this field of research. Based on these registers, in text and image, a reflection is made on children?s expressions in play, interlaced with a path of observation and of writing of the educator, proposing that this is based on concrete aspects and objectives to create sensitive and imaginative authorial narratives that allow educators to understand the educational process as an encounter with children. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227278 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1566-T.pdf | 12.57Mb |
View/ |