Title: | A integração de TDIC na prática pedagógica orientada pela abordagem da pesquisa como princípio educativo: um olhar da mídia-educação |
Author: | Pimentel, Ari Renato de Lima |
Abstract: |
O presente estudo teve como objetivo analisar a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na prática educativa, em um projeto com a proposta pedagógica baseada na Pesquisa como Princípio Educativo. Observamos, a partir das diferentes dimensões de uso da tecnologia proposta pela Mídia-Educação, como as TDIC eram integradas nas dinâmicas escolares de uma unidade educacional da EJA Florianópolis. O estudo foi elaborado durante um ciclo de pesquisa desenvolvido na unidade observada e objetivou analisar como os educadores integravam essas tecnologias na sua prática pedagógica, assim como reconhecer quais eram suas percepções e compreensões sobre este tema. Baseamos a fundamentação teórica que orientou a pesquisa nas discussões sobre tecnologia, cultura digital, Mídia-Educação, Pesquisa como Princípio Educativo e prática pedagógica, apoiados nos trabalhos de Andrew Feenberg, Paula Sibilia, Pérez Gómez, Maria Luiza Belloni, Monica Fantin, Gimeno Sacristan, Henry Giroux e Pedro Demo, entre outros. O estudo teve uma abordagem qualitativa e utilizou como instrumentos de pesquisa a observação participante, entrevista coletiva e Análise de Conteúdo (AC). Pudemos apontar como resultados da pesquisa que a dimensão ferramenta pedagógica foi a mais fortemente percebida e trabalhada pelos professores na prática pedagógica, e que existiam diferentes níveis de apropriação das TDIC nessa dimensão. A dimensão meio de expressão era percebida de forma difusa pelos docentes que a relacionavam com a possibilidade do uso de diferentes linguagens das tecnologias, as quais poderiam resultar em formas mais criativas de aprender e de se expressar nas práticas educativas, mas essas diferentes linguagens não apareciam em suas práticas ou nos usos feitos pelos estudantes. A dimensão objeto de estudo foi a menos percebida pelos professores e professoras, e a que menos apareceu nas práticas pedagógicas observadas, tal situação contradiz a proposta pedagógica da Pesquisa como Princípio Educativo, a qual se fundamenta em proporcionar o desenvolvimento de uma visão crítica para os estudantes. Por último, a pesquisa apontou que professoras e professores entendiam que a Pesquisa como Princípio Educativo contribuía positivamente para a integração das TDIC na prática pedagógica, porque permitia diferentes usos e compreensões do tempo e do espaço nas dinâmicas escolares, oportunizava uma atuação multidisciplinar dos docentes, assim como possibilitava o desenvolvimento de percursos individuais de aprendizagem para os estudantes, características que eram mais compatíveis com a realidade complexa e não linear presente nas redes telemáticas que estão inseridas no contexto das tecnologias digitais. Abstract: ABSTRACT This study aimed to analyze the integration of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in educational practice in a project with the pedagogical proposal based on Research as an Educational Principle. We observed, from the different dimensions of use of the technology proposed by Media-Education, how the DICT were integrated into the school dynamics of a unit of EJA Florianópolis. The study was developed during a research cycle developed at the observed unit and aimed to analyze how educators integrated these technologies in their pedagogical practice, as well as to recognize what their perceptions and understandings on this theme were. We base the theoretical foundation that guided the research in discussions about technology, digital culture, Media-Education, Research as an Educational Principle and pedagogical practice supported by the works of Andrew Feenberg, Paula Sibilia, Pérez Gómez, Maria Luiza Belloni, Monica Fantin, Gimeno Sacristan, Henry Giroux and Pedro Demo, among others. The study had a qualitative approach and used participant observation, collective interview and Content Analysis (CA) as research instruments. We were able to point out, as research results, that the pedagogical tool dimension was the most strongly perceived and worked on by teachers in pedagogical practice and that there were different levels of appropriation of DICT in this dimension. The means of expression dimension was perceived in a diffuse way by teachers who related it to the possibility of using different languages of technologies that could result in more creative ways of learning and expressing themselves in educational practices, but these different languages did not appear in their practices or uses made by students. The dimension object of study was the least perceived by teachers and the one that appeared least in the observed pedagogical practices, this situation contradicts the pedagogical proposal of Research as an Educational Principle that is based on providing the development of a critical view for students. Finally, the research pointed out that teachers understood that Research as an Educational Principle contributed positively to the integration of DICT in pedagogical practice because it allowed different uses and understandings of time and space in school dynamics, allowing for a multidisciplinary work by teachers, as well as it enabled the development of individual learning paths for students, characterisTIC that were more compatible with the complex and nonlinear reality present in the telematic networks that are inserted in the context of digital technologies. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227263 |
Date: | 2021 |
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PEED1565-D.pdf | 3.312Mb |
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