Title: | A socialização docente de professores de educação física em uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis-SC |
Author: | Silva, Darlan da |
Abstract: |
Esta pesquisa busca investigar \"Como se constitui o processo de socialização docente de professores de Educação Física em uma unidade escolar da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis-SC\". Neste sentido, formulamos os seguintes objetivos: GERAL; ?Compreender o processo de socialização docente de professores de Educação Física em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis-SC.? ESPECÍFICOS: ?1. Compreender a trajetória dos professores de Educação Física no processo de ingresso na carreira docente e como se constituem no processo de socialização docente na escola; 2. Compreender como a Socialização docente articulada a cultura escolar influencia na construção do trabalho docente dos professores de Educação Física.? Como decisão metodológica, realizamos um estudo de caso em uma escola da rede municipal de ensino na cidade de Florianópolis-SC. Os colaboradores deste estudo foram dois professores de Educação Física, selecionados a partir da participação espontânea. Para o processo de coleta de dados utilizamos diário de campo, entrevista semiestruturada, observação e análise documental. Os dados coletados foram destinados a construir o entendimento sobre o processo de socialização docente que constitui a carreira docente e a realidade do trabalho dos professores desta unidade de ensino, buscando identificar elementos que influenciam os professores de Educação Física no processo de construção da sua identidade docente, bem como na construção do seu trabalho pedagógico. Nas considerações transitórias expomos uma série de fatores atrelados ao processo de socialização docente que influenciam diretamente o desenvolvimento do trabalho docente dos professores de Educação Física, assim como, a construção de suas identidades profissionais. Estes fatores perpassam por questões que rememoram a trajetória destes professores, desde os cursos de formação até o momento de constituição na carreira docente, como também, fatores de precarização do trabalho docente, das instalações e espaços físicos para a realização das aulas de Educação Física, isolamento profissional e fatores macroestruturais que afetam significativamente o trabalho destes professores. Abstract: This research seeks to investigate \"How is the process of socialization of teachers of Physical Education teachers in a school unit of the Municipal Education Network of Florianópolis-SC\". In this sense, we formulate the following objectives: GENERAL; \"Understand the process of teaching socialization of Physical Education teachers at a school in the Municipal Education Network of Florianópolis-SC.\" SPECIFIC: ?1. Understand the trajectory of Physical Education teachers in the process of entering the teaching career and how they are constituted in the process of teaching socialization at school; 2. Understand how the teaching socialization articulated the school culture influences the construction of the teaching work of Physical Education teachers.? As a methodological decision, we conducted a case study at a school in the municipal education system in the city of Florianópolis-SC. The collaborators in this study were two Physical Education teachers, selected based on spontaneous participation. For the data collection process, we used a field diary, semi-structured interview, observation and document analysis. The data collected were intended to build understanding about the teaching socialization process that constitutes the reality of this teaching unit, seeking to identify elements that influence Physical Education teachers in the process of building their teaching identity, as well as in the construction of their work pedagogical. In the transitional considerations, we expose a series of factors linked to the teaching socialization process that directly influence the development of the teaching work of PE teachers, as well as the construction of their professional identities. These factors run through issues that recall the trajectory of these teachers, from the training courses to the moment of constitution in the teaching career, as well as factors of precariousness of the teaching work, the facilities and physical spaces for the realization of PE classes, isolation professional and macro-structural factors that significantly affect the work of these teachers. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227165 |
Date: | 2021 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1574-D.pdf | 1.909Mb |
View/ |