Title: | Filosofia da orientação e pedagogia da descontinuidade a partir de uma proposta nietzschiana |
Author: | Becher Júnior, Paulo |
Abstract: |
Uma das principais caraterísticas da educação na atualidade é a sua organização a partir do desenvolvimento de habilidades e competências, sustentadas pelo Estado e direcionada para o mercado. Este movimento parece dificultar um processo formativo genuinamente humano. A educação ao invés de forjar o humano, o minimiza e o entrincheira em conceitos vazios e abstratos, distanciando formação e vida. Como um contraponto a este modelo, pode se apresentar o pensamento de F. W. Nietzsche. Sua filosofia, na maior parte das vezes, parece ser compreendida como uma fórmula destrutiva de todos os valores presentes na cultura do mundo ocidental. Nietzsche está entre os filósofos que propõem a terapêutica filosófica para a cultura. Quando estabelece uma análise da filosofia no ocidente, entende que esta passa a ser gestada através de uma racionalidade forjada em uma proposta de racionalização e moralização da vida. Tal processo, lança o ser humano em um absoluto vazio, que o filósofo nomeia como niilismo. Esta condição coloca a humanidade em uma doentia situação de negação da vida, levando o indivíduo a acolher o sentido estabelecido pela moral cristã e pela racionalidade moderna como fatores de direcionamento da existência. Nietzsche entende que este processo sustenta uma condição contrária à da natureza humana. Enquanto ?decadente?, o ser humano moderno, permanece desorientado e lançado à própria sorte. Ao estudar a filosofia de Nietzsche, a presente tese visa compreender a análise nietzschiana das condições que levaram o ser humano a uma condição de decadente. Evidenciando as propriedades curativas da filosofia em relação a cultura, também parece haver em Nietzsche a possibilidade do restabelecimento da saúde. Assim, se realiza o estabelecimento de uma filosofia da orientação em Nietzsche. Na medida em que a escola e os processos formativos que dela são derivados, vinculam-se à racionalidade moderna, então, pretensamente, também, a educação formalmente estabelecida, aposta em um ?melhoramento do sujeito?. Sendo possível uma apreciação afirmativa das ideias de Nietzsche, busca-se propor uma pedagogia da descontinuidade. Nietzsche procura evidenciar a vida como uma experiência singular e irrepetível em cada indivíduo. Coloca-se como crítico ferrenho ao gregarismo e a sua capacidade em mitigar a vontade do ser humano e a sua autêntica experiência de existir. Em que pese sobre a escola o fardo de estar distante da vida dos estudantes e, consequentemente, mais destituída de sentido, tornando-se um espaço de ?decadência? e ?adoecimento?, uma pedagogia nietzschiana pode ser uma forma de devolver a saúde através de um olhar com outras perspectivas, ampliando as ?margens de manobra? da sua ação, oportunizando um fluxo contínuo de reorientação. Abstract: One of the main characteristics of education today is its organization based on the development of skills and competences, supported by the State and directed towards the market. This movement seems to hinder a genuinely human formative process. Education, instead of forging the human, minimizes it and entrenches it in empty and abstract concepts, distancing education and life. As a counterpoint to this model, the thought of FW Nietzsche can be presented. His philosophy, for the most part, seems to be understood as a formula that destroys all values present in the culture of the Western world. Nietzsche is among the philosophers who propose philosophical therapy for culture. When he establishes an analysis of philosophy in the West, he understands that it starts to be generated through a rationality forged in a proposal of rationalization and moralization of life. This process throws the human being into an absolute emptiness, which the philosopher calls nihilism. This condition places humanity in an unhealthy situation of denial of life, leading the individual to accept the meaning established by Christian morality and modern rationality as factors that guide existence. Nietzsche understands that this process sustains a condition contrary to human nature. As ?decadent?, the modern human being remains disoriented and cast to his own devices. By studying Nietzsche's philosophy, this thesis aims to understand Nietzsche's analysis of the conditions that led the human being to a decadent condition. Evidencing the curative properties of philosophy in relation to culture, there also seems to be in Nietzsche the possibility of restoring health. Thus, the establishment of a philosophy of orientation in Nietzsche takes place. Insofar as the school and the training processes that derive from it are linked to modern rationality, then, presumably, also formally established education bets on an ?improvement of the subject?. As an affirmative assessment of Nietzsche's ideas is possible, we seek to propose a pedagogy of discontinuity. Nietzsche seeks to highlight life as a unique and unrepeatable experience for each individual. He is a strong critic of gregariousness and its ability to mitigate the will of human beings and their authentic experience of existence. Despite the burden on the school of being distant from the lives of students and, consequently, more devoid of meaning, becoming a space of \"decay\" and \"illness\", a Nietzschean pedagogy can be a way to restore health through from a look with other perspectives, expanding the ?margins of maneuver? of its action, providing opportunities for a continuous flow of reorientation. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227072 |
Date: | 2021 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1576-T.pdf | 1.434Mb |
View/ |