O eletromagnetismo no ensino de ciências: uma proposta de utilização de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)

DSpace Repository

A- A A+

O eletromagnetismo no ensino de ciências: uma proposta de utilização de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)

Show full item record

Title: O eletromagnetismo no ensino de ciências: uma proposta de utilização de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)
Author: Xavier, Kélen da Silva
Abstract: Esta dissertação abordou conceitos de eletromagnetismo no ensino de Ciências com 58 alunos em duas turmas de 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jardim Atlântico localizada na cidade de Balneário Arroio do Silva/SC em 2019. As aulas foram elaboradas e implementadas por meio de três UEPS, orientadas pela Teoria de Aprendizagem Significativa e com as contribuições do socio interacionismo. As sequências didáticas tiveram duração de 26 horas-aula cada turma. Os dados foram coletados ao longo de toda a implementação das UEPS utilizando os seguintes métodos: i) Aplicação de questionário de conhecimentos prévios; ii) Discussão e problematização de questões sobre eletromagnetismo relacionadas ao cotidiano; iii) Aplicação de experimentos em todas as etapas da intervenção didática. Por meio dos resultados obtidos nesta dissertação, pôde-se perceber que os alunos apresentaram indícios de aprendizagem significativa, conseguindo relacionar os conceitos de eletromagnetismo associando com o princípio físico de funcionamento de geradores elétricos.Abstract: This master?s dissertation is about concepts of electromagnetism in Science teaching with 58 students in two classes 9th grade classes of the Local School of basic education Jardim Atlântico located in the city of Balneário Arroio do Silva/SC in 2019. The lessons were designed and implemented through three UEPS, guided by the Meaningful Learning Theory and with the contributions of social Interactionism. The didactic sequences lasted 26 lesson hours each class. The data were collected throughout the implementation of the UEPS using the following methods: i) Application of a survey of previous knowledge; ii) Discussion and problematization of questions about electromagnetism related to everyday life; iii) Application of experiments in all stages of didactic intervention. Through the results obtained in this master?s dissertation, it could be noticed that the students showed signs of significant learning, being able to relate the concepts of electromagnetism associating it with the physical principle of operation of electric generators.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227058
Date: 2021


Files in this item

Files Size Format View
PPEF-A0029-D.pdf 6.796Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar