Title: | Errâncias pedagógicas na cidade |
Author: | Hempkemeyer, Sheila |
Abstract: |
Na intenção de intervalar os movimentos, errâncias pedagógicas é um combate (in)útil a partir de reflexões no campo da educação, sobre as potencialidades da criação e do corpo em processos transformativos. Entrelaça desLOUcamentos, fugas ficcionais e imagéticas sobre a cidade e o território habitado. Estabelece diálogos entre práticas educativas no cotidiano e o que disso pode importar no exercício da docência, da pesquisa e da formação acadêmica. Através de experiências formativas na cidade busco tensionar questões do vivido, inquietudes e incômodos instáveis e em (des)construção, ensaiados no cotidiano e esboçado em pensamentos e invenções. O principal objetivo da pesquisa é deslocar a percepção através da errância, ativando outros sentidos na educação e nos espaços coletivos, compondo outros modos de (in)ventar a movência, confrontando práticas pedagógicas hegemônicas ofuscadas pelo aceleracionismo. Defendo que as errâncias pedagógicas proporcionam o deslocamento também da subjetividade, do corpo e do território, movimentando a percepção sobre aquilo que fazemos, pensamos, sentimos e sobre a vida. Escapando de definições, a tese faz multiplicar modos de perder-se e desorientar-se no ambiente, na leitura, na escrita, no texto. Compõe politicamente uma outra estética possível para ocupar e viver o espaço. Através de experiências formativas na cidade, é um experimento cartográfico que envolve intimamente o corpo na produção da pesquisa e das narrativas, produzindo rupturas frente aos atuais avanços conservadores, atentando-se ao exercício da alteridade, da inventividade e da experimentação. Exercitando a errância em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Quito, busquei assentar outros modos de vida, costurando as narrativas com referências contemporâneas, indígenas e antirracistas. A tese faz ruir hierarquias por meio de um confronto estético e com as bases teóricas escolhidas para (des)estruturar o texto. Aciona o corpo, orgãos, células, e sistemas entrelaçando conhecimentos para repensar o lugar do humano e não-humano a partir de outros mundos e saberes que habitam nossas cidades. Nesse processo afirmo inconclusões e deixo aberto o chamamento para o exercício e produção das errâncias pedagógicas afim de alargar práticas educativas, a subjetividade, a escrita, trazendo fôlego para a pesquisa acadêmica e para a vida. Abstract: With the intention of interval movements, pedagogical wandering is a (un)useful combat based on reflections in the field of education, about the potential of creation and the body in trans-formative processes. It intertwines dislocations, fictional and imaginary escapes over the city and the inhabited territory. It establishes dialogues between educational practices in daily life and what this may matter in the exercise of teaching, research and academic training. Through formative experiences in the city, I seek to tension issues of the lived, unstable and unstable and under (dis) construction, rehearsed in everyday life and outlined in thoughts and inventions. The main objective of the research is to shift perception through errand, activating other senses in education and in collective spaces, composing other ways of (in) venting the movement, confronting hegemonic pedagogical practices overshadowed by accelerationism. I argue that pedagogical wanderings also provide a shift in subjectivity, body and territory, moving the perception of what we do, think, feel and about life. Escaping definitions, the thesis multiplies ways of getting lost and disoriented in the environment, in reading, in writing, in the text. Politically composes another possible aesthetic to occupy and live the space. Through formative experiences in the city, it is a cartographic experiment that intimately involves the body in the production of research and narratives, producing ruptures in the face of current conservative advances, paying attention to the exercise of otherness, inventiveness and experimentation. Exercising wandering in cities like São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Quito, I tried to establish other ways of life, sewing the narratives with contemporary, indigenous and anti-racist references. The thesis causes hierarchies to collapse through an aesthetic confrontation and with the theoretical bases chosen to (de)structure the text. It activates the body, organs, cells, and systems intertwining knowledge to rethink the place of the human and non-human from other worlds and knowledge that inhabit our cities. In this process, I affirm inconclusions and leave open the call for the exercise and production of pedagogical wandering in order to broaden educational practices, subjectivity, writing, bringing breath to academic research and life. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226964 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1572-T.pdf | 7.636Mb |
View/ |