Os Exames de Admissão ao Ginásio: o que as soluções dos alunos revelam quanto ao ensino de frações
Show full item record
Title:
|
Os Exames de Admissão ao Ginásio: o que as soluções dos alunos revelam quanto ao ensino de frações |
Author:
|
Ramires, Késia
|
Abstract:
|
O objetivo deste trabalho volta-se à caracterização das soluções dos alunos às questões, sobre frações, que
compuseram as provas dos exames de admissão ao ginásio entre 1931 a 1969, no antigo Gymnasio de São Paulo.
As perguntas da pesquisa atentaram-se a: que saberes processuais foram empregados pelos alunos na resolução de
questões relacionadas às frações? Que possíveis saberes matemáticos para o trato com as frações os professores
teriam ensinado à época referida? Que mudanças podem ser notadas sobre uma matemática do ensino a partir dos
registros de apropriação dos alunos? Para a análise das soluções, foi suposto que elas poderiam ser lidas como
resultados de uma apropriação dos alunos sobre uma fração ensinada na época, como práticas de produção de
sentido, procedentes das relações entre matemática ensinada e matemática apreendida. Sob essa perspectiva, a
investigação averiguou quais os significados e saberes processuais referentes às frações que foram mobilizados
pelos alunos nas soluções dos exames. Entre outros resultados, foi constatado que poucas mudanças ocorreram no
que diz respeito à abordagem do ensino científico do saber fração, mostrando que, independentemente da marcha
pedagógica em voga, importava aos alunos, e possivelmente aos professores primários, saber os modos
combinados de mobilizar os diferentes significados e saberes processuais relacionados às frações. |
Description:
|
Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/kBN4dnMBMZSm9tZFtdv9Sfh/?lang=pt&format=pdf |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225764
|
Date:
|
2021 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar