As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50
Show simple item record
| dc.contributor.author | 
Fernandes, Elisabete | 
 | 
| dc.contributor.author | 
Carvalho, Mercedes | 
 | 
| dc.date.accessioned | 
2021-07-19T12:51:25Z | 
 | 
| dc.date.available | 
2021-07-19T12:51:25Z | 
 | 
| dc.date.issued | 
2021 | 
 | 
| dc.identifier.citation | 
FERNANDES, Elisabete; CARVALHO, Mercedes. As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 25-42, jun. 2021. ISSN 2595-0967. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13609>. Acesso em: 19 jul. 2021. doi:https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13609. | 
pt_BR | 
| dc.identifier.uri | 
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225038 | 
 | 
| dc.description | 
Disponível em :https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13609 | 
pt_BR | 
| dc.description.abstract | 
O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado na qual foi realizada uma análise sobre quais métodos pedagógicos, sintético ou analítico, figuravam nos Documentos Oficiais e nas Revistas Pedagógica de Alagoas no período de 1924 e 1952. Os estudos de Chartier (1990); Mortatti (2009); Valente (2015) nos possibilitou apreender que a partir da década de 50, em Alagoas, circulou uma nova proposta de instrução pautada nos princípios do ensino intuitivo. Nesse artigo pretende-se manter o olhar nessa mudança, destacando os escritos que trouxeram tais apontamentos, bem como seus autores e possíveis influências que os dirigiram para tais construções. De acordo com as nossas análises conjecturamos que a partir da década de 50 houve um movimento que ofereceu orientações para o ensino da matemática na escola primária alagoana, com maior valorização dos problemas aritméticos e experiências com base no método analítico. | 
pt_BR | 
| dc.language.iso | 
por | 
pt_BR | 
| dc.subject | 
Métodos | 
pt_BR | 
| dc.subject | 
Aritmética | 
pt_BR | 
| dc.subject | 
História | 
pt_BR | 
| dc.title | 
As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50 | 
pt_BR | 
| dc.type | 
Article | 
pt_BR | 
             
        
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
 
 
Search DSpace
Browse
- 
All of DSpace
 
- 
This Collection
 
 
My Account
Statistics
Compartilhar