As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50

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As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50

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Título: As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50
Autor: Fernandes, Elisabete; Carvalho, Mercedes
Resumo: O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado na qual foi realizada uma análise sobre quais métodos pedagógicos, sintético ou analítico, figuravam nos Documentos Oficiais e nas Revistas Pedagógica de Alagoas no período de 1924 e 1952. Os estudos de Chartier (1990); Mortatti (2009); Valente (2015) nos possibilitou apreender que a partir da década de 50, em Alagoas, circulou uma nova proposta de instrução pautada nos princípios do ensino intuitivo. Nesse artigo pretende-se manter o olhar nessa mudança, destacando os escritos que trouxeram tais apontamentos, bem como seus autores e possíveis influências que os dirigiram para tais construções. De acordo com as nossas análises conjecturamos que a partir da década de 50 houve um movimento que ofereceu orientações para o ensino da matemática na escola primária alagoana, com maior valorização dos problemas aritméticos e experiências com base no método analítico.
Descrição: Disponível em :https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13609
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225038
Data: 2021


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