Saúde mental e fonoaudiologia: oferta de disciplinas em instituições de ensino superior
Show full item record
Title:
|
Saúde mental e fonoaudiologia: oferta de disciplinas em instituições de ensino superior |
Author:
|
Schilling, Maria Thereza
|
Abstract:
|
Introdução: A produção teórica no campo da Saúde Mental e a pouca aproximação dos profissionais da saúde com a prática, incluindo os fonoaudiólogos, evidencia que o ensino superior não tem atingido a elaboração de competências necessárias para a atuação na área. Objetivo: Realizar o levantamento das matrizes curriculares dos cursos de fonoaudiologia ativos no território brasileiro a fim de investigar a presença de disciplinas relacionadas à saúde mental. Métodos: Estudo do tipo documental realizado com base nos dados sobre os cursos de fonoaudiologia e suas respectivas matrizes curriculares, que foram levantados a partir de uma busca no site oficial do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) e nos sites das instituições de ensino. Resultados: Foram colhidas informações curriculares de 65 cursos, dos quais apenas 14 apresentaram disciplinas em Saúde Mental em seu currículo, sendo elas ofertadas em sua maioria em instituições públicas, na região sudeste, de forma obrigatória, teórica e com baixa carga horária. Conclusão: A Saúde Mental ainda é uma área pouco explorada e estigmatizada, cabendo às instituições de ensino superior promoverem mudanças curriculares capazes de mostrar aos discentes esse universo ainda novo para a fonoaudiologia, os preparando para lidar com o paciente em sua integralidade. |
Description:
|
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222938
|
Date:
|
2021-05-06 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar