Title: | "Se-movimentar" (Sich Bewegen) e formação humana (Bildung): diagnósticos e desdobramentos |
Author: | Siqueira, Bruno Nascimento de |
Abstract: |
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma reflexão acerca do \"se-movimentar\". Este processo permitiu perguntar sobre o caráter formativo da interpretação filosófica do movimento humano, conhecida e discutida no Brasil enquanto \"se-movimentar\". Foi realizada uma pesquisa teórica, de viés qualitativo, esta que consiste em (re)construir conceitos, teorias e ideias, buscando ampliar as discussões. Para tanto, foi dividido em três capítulos principais. O primeiro capítulo busca situar a discussão do \"se movimentar\" em Elenor Kunz. Sendo assim, foram desenvolvidas algumas das teses centrais do projeto de Educação Física de Kunz. O segundo capítulo procura entender o conceito de formação humana nos termos da Bildung. Esta adentra à Bildung possibilitou arregimentar reflexões para pensar a formação nos termos do \"se-movimentar\". O terceiro e último capítulo busca dar um passo atrás na discussão do \"se-movimentar\" no holandês Frederik Jacobus Johannes Buytendijk, autor que foi um dos protagonistas nas reflexões que possibilitariam o pensar de uma teoria do movimento humano. O percurso do capítulo alcança diversos aspectos do autor, sobrevoando sua trajetória formativa, seu contexto e diálogos filosóficos. Aborda também a discussão do primeiro sorriso da criança, do fenômeno do encontro e do jogo. Neste último, procura caracterizar o entendimento de antropologia do jogo, tratando da questão da linguagem, e de um importante fundamento do jogo: o vaivém lúdico. Por fim, são feitas algumas possíveis relações entre a ideia de formação humana (Bildung) nos termos do \"se-movimentar\", retomando em paralelo, reflexões do holandês Buytendijk para continuar pensando acerca de uma teoria do movimento humano, isto é, o \"se-movimentar\". Abstract: The purpose of the present investigation is develop a reflection about phenomenon of the \"moving-own\" (under the perspective of Elenor Kunz's theory: \"se-movimentar\"). This process allowed us to ask about the formative feature (in terms of Bildung) of the philosophical interpretation of the human movement (moving-own), known in Brazil in the idea of \"se-movimentar\". It is a theoretical research, of qualitative character, that seeks to reconstruct concepts, theories and ideas. Therefore, the work was organized in three chapters. The first chapter presents the discussion of \"moving-own\" in Elenor Kunz. So, some principles of your physical education project have been described. The second chapter search understand the Bildung concept. This approach to the idea of Bildung made it possible to gather reflections to think about formation in tems of \"moving-own\". The third chapter tries to understand the phenomenon \"moving-own\" (\"se-movimentar\") in F.F.J Buytendijk, dutch interested in thinking about the human movement. In the chapter it was approached about his formation, his philosophical tendencies, besides thinking about the phenomenon of the first smile of child, encounter phenomenon and the Spielen (German expression). Finally, hypotheses are elaborated that would lead to the understanding the phenomenon of \"moving-own\" (\"se-movimentar\") while able to have Bildung as the horizon, taking up in parallel the reflections of the dutch Buytendijk, to continue thinking about a theory of human movement, that is, \"moving-own\". |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221324 |
Date: | 2021 |
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PEED1554-D.pdf | 1.082Mb |
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