dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Marques, Maria Risoleta Freire |
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dc.contributor.author |
Hasckel, Márcia Marli |
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dc.date.accessioned |
2021-03-22T13:52:45Z |
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dc.date.available |
2021-03-22T13:52:45Z |
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dc.date.issued |
2020 |
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dc.identifier.other |
371389 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221260 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2020. |
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dc.description.abstract |
O crescimento desordenado das cidades vem provocando profundas modificações no meio ambiente, e, mais especificamente nos recursos hídricos. O impacto antrópico sobre esses recursos de valor inestimável tem ocorrido de forma sistemática e contínua, afetando a qualidade da água, e, consequentemente, causando diversos prejuízos à fauna e flora aquáticas, e à saúde humana. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi propor uma Sequência Didática (SD), de caráter investigativo, voltada para estudantes do ensino médio, abordando o impacto urbano sobre os recursos hídricos, e suas consequências. A escolha de uma SD investigativa para a abordagem desse tema tão relevante nos pareceu uma estratégia mais que adequada, para possibilitar o protagonismo dos estudantes na construção de um aprendizado significativo. O delineamento geral da SD foi baseado em uma vivência real sobre o tema, aliada ao emprego de metodologias ativas, respaldadas pelas teorias de aprendizagem significativa de Ausubel, o interacionismo de Vygotsky e o método de Freire. Inicialmente, a SD propõe uma discussão sobre a natureza da água e a sua importância para os seres vivos. Essa discussão é seguida por uma atividade em campo, visando possibilitar que os estudantes contextualizem o tema dentro da sua realidade, ou seja, analisando amostras de um recurso hídrico, seja esse próximo à sua escola, no seu bairro, ou na sua cidade. Finalmente, a partir dos resultados das amostras analisadas, aliados ao material decorrente de pesquisas por eles realizadas, é proposta uma reflexão sobre ações que possam contribuir para o uso racional, e para a preservação do recurso hídrico estudado. Dessa forma, esperamos que a SD proposta permita uma aprendizagem ativa e significativa, possibilitando, como resultado, a reflexão sobre a relevância da preservação da qualidade ambiental, aliada à formação cidadã. |
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dc.description.abstract |
Abstract: The unplanned grow of the urban centers has been causing profound changes and huge impacts to the environment, mainly to the hydric resources. The anthropogenic impact upon these invaluable resources has been occurring on a systematic and regular basis, directly affecting the water quality and threatening aquatic plants and organisms, as well as human health. The aim of our work was to propose an investigative Didactic Sequence (DS) to senior high students focusing on the urban impact upon hydric resources and the related consequences. The investigative nature of the proposed DS was chosen in order to promote activities in which students act as protagonists and that therefore can achieve a significant learning of the theme. Overall the DS planning was based on a real field experience and grounded on the theoretical premises of Ausubel, Vygotsky and Freire. Based on an initial discussion about the water, its nature and importance to all living organisms, the DS propose a research about a hydric resource that the students know and that is located as near as possible from the school they attend. This is an important aspect to be considered in order to bring the following investigation they will undertake close to their reality and everyday life. In case there is no river, creek or lake near the school they must consider their neighborhood in general. After the discussion of the results of their research the teacher can propose a visit in loco in order to carry a field study based on the analysis of water samples the students themselves will collect. The field activity must be prepared in advance and that is also part of the DS itself. The results of the analysis the students will perform in the field, as well as in the lab (simple analysis in order to make them feasible under the school scenario) will contribute to the final task of the DS which is based on the preparation of a material to be shared with other students in the school, as well as with the community living nearby. Therefore, we believe that the DS we proposed will contribute to the awareness of the rational use and preservation of the aquatic resources, as well as to more conscientious and committed citizens. |
en |
dc.format.extent |
130 p.| il. gráfs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Biologia |
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dc.subject.classification |
Impacto ambiental |
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dc.subject.classification |
Recursos hídricos |
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dc.subject.classification |
Água |
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dc.title |
Investigando o impacto ambiental urbano em recursos hídricos: uma proposta de sequência didática para o ensino médio |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado profissional) |
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