Jovens migrantes transnacionais na escola: o que (não) nos contam?

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Jovens migrantes transnacionais na escola: o que (não) nos contam?

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Title: Jovens migrantes transnacionais na escola: o que (não) nos contam?
Author: Curci, Natalia Benatti Zardo de
Abstract: Esta pesquisa está situada no contexto das migrações transnacionais recentes e da educação de imigrantes em Florianópolis/SC. Tem como proposição central identificar, com as narrativas de jovens migrantes sobre suas trajetórias de vida e suas vivências na escola, os desafios e as possibilidades (pistas) para a construção de uma educação sensível, que considere os diferentes contextos e demandas, por meio da Educação Intercultural e em Direitos Humanos. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa explorando o contexto da migração internacional em escala global e local, os direitos humanos e suas relações com as pessoas migrantes, as características da migração de crianças e jovens, os percalços do acesso à educação escolar, os embates da interculturalidade e uma análise das matrículas de migrantes nas escolas de Florianópolis (2016-2019). Foi posto também para discussão as disputas narrativas sobre as migrações e as potencialidades da comunicação intercultural para os processos educacionais. Por fim, foi feita uma apresentação de um projeto de acolhimento a estudantes migrantes em uma escola pública de Florianópolis e uma análise de produções narrativas de duas estudantes migrantes, que se utilizaram de diferentes linguagens. Diante do emaranhado de dados que emergiram das narrativas de seus processos de inserção na escola, sendo migrante e jovem, foi observado a importância de ser considerado alguns indicativos, como: as características de suas famílias transnacionais, as rotas percorridas, as redes envolvidas, as projeções de futuro, os dilemas da comunicação intercultural, as expectativas na chegada, os sentimentos de medo e também de felicidade, a construção de amizades, os agenciamentos, os embates com a cultura escolar e os obstáculos diários de acesso ao direito à educação. Os resultados apontaram, então, como o acesso à educação escolar para migrantes ainda é perpassado por violações de direitos e como as vivências escolares nesses contextos envolvem diferentes dimensões sensíveis do ser humano que precisam ser levadas em conta. Por isso, para que as futuras narrativas com, sobre e por migrantes na escola possam ser construídas tendo a escola e o país de acolhimento como um espaço de novas e melhores oportunidades de vida, é essencial que a educação, o espaço escolar e a comunidade envolvida, sejam movimentados em consonância com as demandas dos jovens oriundos de movimentos migratórios plurais, de forma a garantir sua trajetória educacional e sua plena existência como um ser de direitos.Abstract: This research is situated in the context of recent transnational migrations and immigrant education in Florianópolis/SC. Its central proposition is to identify, with the narratives of young migrants about their life trajectories and their experiences at school, the challenges and possibilities (clues) for the construction of a sensitive education that considers the different contexts and demands, through Intercultural and Human Rights Education. In order to do that, qualitative research was carried out to exploring the context of international migration on a global and local scale, human rights and their relations with migrant people, the characteristics of the children and young people?s migration, the problems of access to school education, the clashes of interculturality and an analysis of the enrollment of migrants in schools in Florianópolis (2016-2019). The narrative disputes about migration and the potential of intercultural communication for educational processes were also discussed. Finally, it was made a presentation of a project to welcome migrant students to a public school in Florianópolis and an analysis of narrative productions of two migrant students, who used different languages. In the face of the tangled data that emerged from the narratives of their processes of insertion in school, as a migrant and a young person, it was observed the importance to consider some indicators, such as: the characteristics of their transnational families, the routes traveled, the networks involved, projections of the future, the dilemmas of intercultural communication, expectations on arrival, feelings of fear and also happiness, building friendships, agencies, clashes with the school culture and daily obstacles to accessing the right to education. The results then pointed out how access to school education for migrants is still permeated by violations of rights and how school experiences in these contexts involves different sensitive dimensions of the human being that need to be taken into account. Therefore, so that future narratives with, about and by migrants in school can be built having the school and the host country as a space of new and better life opportunities, it is essential that education, the school space and the community involved, are moved in line with the demands of young people from plural migratory movements, in order to guarantee their educational trajectory and their full existence as a human deserving of rights.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220482
Date: 2020


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