O Churrasco e o Ensino de Química
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Title:
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O Churrasco e o Ensino de Química |
Author:
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Júnior, José Mário Lima Orgaz
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Abstract:
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O presente trabalho de conclusão de curso refere-se à utilização de uma temática de segmento cultural, fundamentado na utilização e valorização de diferentes ambientes de ensino e aprendizagem. As questões abordadas compreendem as inúmeras reações e processos físico-químicos que estão por trás da realização de um churrasco, como exemplo, as reações de combustão e de Maillard. Um material didático foi elaborado contendo, como proposta prática, oficinas temáticas a serem desenvolvidas por estudantes do Ensino Médio da rede estadual básica de educação. O objetivo deste trabalho foi investigar a efetividade do tema e do material como proposta de utilização durante as aulas de Química. A pesquisa foi de cunho qualitativo. A análise do material foi realizada, via questionário, por um grupo de cinco docentes de química que atuam na rede estadual básica de educação da Grande Florianópolis, em relação às potencialidades didáticas do material para o ensino de química em diferentes espaços de educação. A interpretação analítica empregada permitiu concluir que o processo envolvendo o churrasco pode ser explorado como proposta de ensino frente aos potenciais desdobramentos que o tema oferece. Sua magnitude é reforçada pelo seu populismo cultural marcante em muitas regiões do Brasil, e em outros países sul-americanos, sendo umas das principais fontes proteicas ricas em sabores e saberes científicos. |
Description:
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TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220201
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Date:
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2021-01-04 |
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