Title: | Institutos teuto-brasileiros no sul do Brasil: formação de professores e o ideário moderno educacional para o país (1909-1938) |
Author: | Blogoslawski, Ilson Paulo Ramos |
Abstract: |
Esta tese se constitui em uma análise no campo da História e Sociologia da Educação e apresenta um estudo relacionado ao Sul do Brasil que toma como objeto de investigação o seminário Lehrerseminar (Seminário de Formação de Professores Alemães) criado em 1909, em Taquari (RS). Em 1910 este é transferido para Santa Cruz do Sul e, em abril de 1926, de forma definitiva, para São Leopoldo (RS) e o Lehrerpräparander (Instituto de Preparação de Professores), criado em 1928, na cidade de Benedito-Timbó (SC), no período entre 1909 a 1938. O objetivo central é investigar elementos de desenvolvimento da modernidade presente na preparação de professores, no intuito de compreendê-los como instituições que contribuíram para o ideário moderno educacional para o país no Sul do Brasil, a partir de aspectos culturais teutobrasileiros, representação de germanidade, da identidade étnica cultural teutobrasileira, da relação da esfera religiosa evangélica e luterana; verificar como se instituiu a organização didática e pedagógica na preparação dos professores teutobrasileiros. As fontes documentais: atas, relatórios, transcrições, traduções, iconografia, jornais, cadernos de aula, entrevistas, estatutos da Associação de Comunidades Evangélicas de Santa Catarina e Paraná, da Associação de Professores Evangélicos e regimento da Associação de Professores Evangélicos. O percurso teórico-metodológico, visou atender à problemática anunciada acerca do objeto, teve como fio condutor o ideário moderno para compreender a relação da organização pedagógica e científica curricular das duas instituições. Outro aporte metodológico que amparou a investigação foi o referencial apoiado na história cultural e oral, entendido como um conjunto de procedimentos, cujas fontes documentais e orais podemser aplicadas como metodologia de trabalho. A modernidade que influenciou no dinamismo da formação de professores teutobrasileiros, de certo modo, refletia-se nas iniciativas educacionais do professor no interior das escolas alemãs, presente na ação das lideranças comunitárias estabelecendo uma sintonia com as exigências legais do governo brasileiro visando acompanhar o desenvolvimento de atividades educacionais particulares em prol do ideário moderno educacional no Lehrerseminar e no Lehrerpräparander. Esse dinamismo, encontrava-se presente no envolvimento dos professores e pastores da Igreja Evangélica Luterana, determinados a prover ensinamentos dos valores culturais, religiosos e educacionais destinados a construir a formação cultural do Deutschtum (Germanidade). Para esses fins, recebiam apoio das esferas governamentais da Alemanha, constituídos por interesses políticos, sociais e econômicos nas áreas de colonização alemã no Sul do Brasil. Nos resultados e considerações apresentamos a constituição de elementos relacionados à preservação da germanidade e identidade teutobrasileira, representados no ensino, instruindo modelos de conduta e preservação no meio teuto da Língua Alemã e da Religião. Nesse contexto histórico, emergem o surgimento e criação da Associação de professores evangélicos do Rio Grande do Sul, do Lehrerseminar destinado a atuar na formação de professores de São Leopoldo (RS), e, como outra estratégia surge a constituição da Associação de Comunidades Evangélicas de Santa Catarina e Paraná, conduzindo a criação do Lehrerpräparander destinado à preparação de professores teuto-brasileiros em Benedito - Timbó (SC). Finalizamos com a abordagem dos elementos do ideário moderno educacional representados no ensino das disciplinas de Pedagogia e Psicologia, complementados por outras áreas de formação ao oferecer cursos para o desenvolvimento da preparação didática, pedagógica, cientifica e metodológica visando à formação de professores nas áreas de colonização do Sul do Brasil Abstract: This thesis has been composed by an analysis in the fields of History and Sociology of Education, and it has presented a study related to Southern Brazil that has taken the Lehrerseminar seminar (German Teachers Training Seminar) created in 1909, in Taquari (RS) as its investigation object. In 1910 it had been transferred to Santa Cruz do Sul and, in April 1926, definitively, to São Leopoldo (RS) and Lehrerpräparander (Teachers Training Institute), had been created in 1928, in the city of Benedito-Timbó (SC) ),in the period from 1909 to 1938.The central objective has been to investigate modernity development elements present in teachers training, aiming to understand them as institutions that have contributed to the country?s modern educational ideology in Southern Brazil, based on GermanBrazilian cultural aspects, Germanity representation, German- Brazilian cultural ethnic identity, and the relation of Evangelical and Lutheran religious sphere; to verify how didactic and pedagogical organization had been established in GermanBrazilian teachers training. Documentary sources: minutes, reports, transcriptions, translations, iconography, newspapers, class books, interviews, Evangelical Communities statutes from Santa Catarina and Paraná Associations, Evangelical Teachers Association and Evangelical Teachers Association regiment. The theoretical-methodological path has aimed to meet the announced problem about the object. It has had as its guiding thread the modern idea to understand the curricular pedagogical and scientific organization relationship of both institutions. Another methodological contribution that has supported the investigation had been the benchmark based on cultural and oral history, understood as a set of procedures, whose documentary and oral sources might be applied as work methodology. The modernity that has influenced the dynamism of GermanBrazilian teachers training, in a certain way, has been reflected in teachers? educational initiatives within German schools, present in community leadership actions, establishing a harmony with Brazilian government legal requirements in order to follow the private educational activities development in favor of modern educational ideas at Lehrerseminar and Lehrerpräparander. This dynamism had been present in Evangelical Lutheran Church teachers and pastors involvement, who were determined to provide teachings of cultural, religious and educational values designed to build Deutschtum (Germanity) cultural training. For these purposes, they had received support from German governmental spheres, formed by political, social and economic interests in German colonization areas in southern Brazil. In the results and considerations, we have presented the composition of elements regarding the preservation of Germanity and GermanBrazilian identities, represented in teaching, instructing to conduct models and preservation of German language and Religion. In this historical context, there has been the emergence and creation of Evangelical Teachers Association from Rio Grande do Sul ,of Lehrerseminar , intended to act in São Leopoldo?s teachers training (RS), and, as another strategy it has emerged the incorporation of Evangelical Communities Association from Santa Catarina and Paraná, leading to the creation of Lehrerpräparander aimed for German-Brazilian teachers training in Benedito - Timbó (SC).We have presented the modern educational ideas elements approach that has been represented in teaching of Pedagogy and Psychology subjects, complemented by other training areas by offering courses for developing didactic, pedagogical, scientific and methodological preparation, aiming the teachers training in colonization areas of Southern Brazil. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219549 |
Date: | 2020 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1518-T.pdf | 5.039Mb |
View/ |