Nas trilhas das produções culturais no cotidiano da educação infantil

DSpace Repository

A- A A+

Nas trilhas das produções culturais no cotidiano da educação infantil

Show full item record

Title: Nas trilhas das produções culturais no cotidiano da educação infantil
Author: Santos, Lizyane Francisca Silva dos
Abstract: A presente pesquisa tece uma reflexão acerca da relação entre crianças e produções culturais nas instituições públicas de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação (RME) de Florianópolis/SC, a fim de identificar os produtos e processos culturais presentes nas propostas de mediações docentes e as possibilidades de as crianças se apropriarem deste repertório e se expressarem através de suas produções culturais. A partir de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, a pesquisa foi realizada com professores titulares e auxiliares da RME, Florianópolis/SC, com aplicação de um questionário e realização de entrevistas coletivas on-line. Fundamentada em referenciais teóricos dos estudos da infância, da cultura e da mídia-educação, a pesquisa discute sobre a importância das produções culturais entre as crianças na perspectiva do hibridismo cultural, das múltiplas linguagens, da ampliação de repertórios infantis e da mediação educativa. O mapeamento das práticas pedagógicas realizado durante a pesquisa empírica, destacou as potencialidades das propostas e mediações dos profissionais desta Rede, consolidadas ou não, que possibilitam o encontro de culturas plurais no cotidiano educativo e que merecem ser valorizadas, divulgadas e pesquisadas. Neste sentido, destaca-se a presença de atividades ligadas à música, à brincadeira, à narração de histórias e ao uso de audiovisuais, transversalizadas pela dimensão da participação das crianças e dos usos das mídias e tecnologias. A mudança do cenário educacional por conta da pandemia Covid-19, a necessidade de distanciamento social e a exigência de novas ações comunicativas com as famílias e crianças da Educação Infantil (EI), desencadeou um movimento de novas formas de apropriações e reinvenções dos usos das tecnologias digitais e consequentemente das produções culturais que também fez parte da reflexão. Nesse percurso, destacamos a importância da busca/oferta de formação continuada, a fundamentação teórica em diálogo constante com as práticas, com a documentação norteadora da RME, e com as conquistas políticas da categoria, dentre elas a hora-atividade. Por fim, após as andanças desta pesquisa, sinalizamos a importância do brincar junto à natureza e/nos diversos espaços da escola e da cultura e da apropriação e uso das tecnologias digitais com as crianças em uma perspectiva mídia-educativa, que possibilite uma participação ativa, criativa e crítica e uma constante ampliação de repertórios culturais dos professores, de modo a enriquecer as propostas às crianças nas instituições educativas.Abstract: This research reflects on the relationship between children and cultural productions in public institutions of Early Childhood Education in the Municipal Education Network (RME) of Florianópolis / SC, in order to identify the cultural products and processes present in the proposals for teaching mediations and the possibilities for children to appropriate this repertoire and express themselves through their cultural productions. From a qualitative, exploratory approach, the research was carried out with full professors and assistants from RME, Florianópolis / SC, with the application of a questionnaire and collective interviews online. Based on theoretical references from childhood studies, culture and media-education, the research discusses the importance of cultural productions among children in the perspective of cultural hybridity, multiple languages, the expansion of children's repertoires and educational mediation. The mapping of the pedagogical practices carried out during the empirical research, highlighted the potential of the proposals and mediations of the professionals of this Network, consolidated or not, that allow the encounter of plural cultures in the educational routine and that deserve to be valued, disseminated and researched. In this sense, the presence of activities related to music, games, storytelling and the use of audiovisuals stands out, transversal to the dimension of children's participation and the uses of media and technologies. The change in the educational scenario due to the Covid-19 pandemic, the need for social distance and the demand for new communicative actions with families and children in Early Childhood Education (EI), triggered a movement of new forms of appropriation and reinvention of the uses of digital technologies and consequently cultural productions that was also part of the reflection. Along this path, we highlight the importance of seeking / offering continuing education, the theoretical foundation in constant dialogue with practices, with the guiding documentation of RME, and with the category's political achievements, among them the hour-activity. Finally, after going about this research, we signal the importance of playing together with nature and / in the different spaces of the school and culture and the appropriation and use of digital technologies with children in a media-educational perspective, which enables an active participation , creative and critical and a constant expansion of cultural repertoires of teachers, in order to enrich the proposals to children in educational institutions.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219390
Date: 2020


Files in this item

Files Size Format View
PEED1526-D.pdf 4.852Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar