Title: | Concepções e práticas curriculares de professores de sociologia da cidade de Florianópolis |
Author: | Devegili, Luiz Alexandre |
Abstract: |
Esta pesquisa teve como finalidade analisar as concepções e práticas curriculares de professores de Sociologia da cidade de Florianópolis. O principal objetivo deste estudo foi coletar e analisar dados do perfil dos professores de Sociologia para então relacionar a seleção de conteúdos de Sociologia lecionados pelos professores entrevistados às suas trajetórias profissionaisacadêmicas, às suas condições de trabalho, às suas características socioeconômicas e às suas preferências de livros didáticos. Por meio do debate sobre o currículo e da análise de oito documentos curriculares, seis documentos curriculares nacionais e dois documentos curriculares estaduais de Santa Catarina, foi explanado o panorama de reinserção da Sociologia no ensino médio nos estados, a partir da década de 1980, e nacionalmente, no ano de 2008. Foi analisado, anteriormente à coleta de dados, o perfil dos professores de Sociologia de Florianópolis, por meio dos dados coletados no Censo Escolar de 2017, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que contou com as respostas de cento e três professores. Para realizar esta pesquisa, foram realizadas entrevistas e análise de planos de ensino de cinco professores da Rede Estadual de Educação de Santa Catarina que atuam em escolas na cidade de Florianópolis. Foram relacionados os perfis individuais dos professores com os estudos sobre as fases da carreira docente e sobre os saberes profissionais dos professores. A análise de dados também contou com a verificação da incidência de trinta e dois conceitos, temas e autores da Sociologia presentes nos planos de ensino dos professores entrevistados. Foi notado, ao final da pesquisa, quatro categorias de conteúdos de Sociologia, que se distinguem pela ênfase em um dos três anos do ensino médio e em uma das três áreas das Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia). A primeira categoria possui maior ênfase na Sociologia, com maior incidência no primeiro ano do ensino médio. A segunda categoria possui maior ênfase na Antropologia, com maior incidência no segundo ano. A terceira categoria possui maior ênfase na Ciência Política, com maior incidência no terceiro ano. A quarta categoria está distribuída entre os três anos do ensino médio, e conta com conteúdos de maior dificuldade de abordagem em sala de aula, por se tratar de temas mais abstratos e teóricos ou por serem temas mais polêmicos e de maior embate na sociedade. Abstract: This research aimed to analyze the curricular concepts and practices of Sociology teachers in the city of Florianópolis. The main objective of this study was to collect and analyze data from the profile of Sociology teachers and then relate the selection of Sociology content taught by the interviewed professor to their professional-academic trajectories, their working conditions, their socioeconomic characteristics and their preferences of textbooks. Through the debate on the curriculum and the analysis of eight curricular documents, six national curriculum documents and two state curricular documents from Santa Catarina, it was explained the panorama of Sociology's reintegration into high school in the states, starting in the 1980s, and nationally, in 2008. It was analyzed, before the data collection, the profile of the Sociology professors of Florianópolis, through the data collected in the 2017 School Census, conducted by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira, which counted on the responses of one hundred and three teachers. To conduct this research, interviews and analysis of teaching plans were carried out by five teachers from the State Education Network of Santa Catarina who work in schools in the city of Florianópolis. The individual profiles of the teachers were related to the studies on the phases of the teaching career and on the professional knowledge of the teachers. Data analysis also included checking the incidence of thirty-two concepts, themes and authors of Sociology present in the teaching plans of the interviewed teachers. At the end of the research, four categories of Sociology content were noted, which are distinguished by the emphasis on one of the three years of high school and on one of the three areas of Social Sciences (Anthropology, Political Science and Sociology). The first category has a greater emphasis on Sociology, with a greater incidence in the first year of high school. The second category has a greater emphasis on Anthropology, with greater incidence in the second year. The third category has a greater emphasis on Political Science, with greater incidence in the third year. The fourth category is distributed among the three years of high school, and has contents that are more difficult to approach in the classroom, because they are more abstract and theoretical themes or because they are more controversial and more conflicted in society. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219314 |
Date: | 2020 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1540-D.pdf | 3.521Mb |
View/ |