O potencial de aprendizagem e as representações pedagógicas na plataforma YouTube: entre conhecimento e entretenimento

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O potencial de aprendizagem e as representações pedagógicas na plataforma YouTube: entre conhecimento e entretenimento

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Title: O potencial de aprendizagem e as representações pedagógicas na plataforma YouTube: entre conhecimento e entretenimento
Author: Avila , Silviane De Luca
Abstract: A plataforma YouTube e as produções audiovisuais compartilhadas neste espaço social fazem parte dos hábitos e práticas da cultura digital. Ao buscar uma informação, uma receita, um tutorial, músicas, explicações de conceitos complexos, e/ou assuntos escolares, o YouTube tem se tornado uma fonte de informação, entretenimento e conhecimento, cada vez mais presentes na vida cotidiana de estudantes e professores. Com esta compreensão questionamos quais práticas, posturas, ideologias e representações pedagógicas são propagadas para conseguir compartilhar, transmitir, ensinar e aprender conteúdos, informações e conhecimentos na plataforma YouTube. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo analisar as representações pedagógicas evidenciadas nas produções audiovisuais de canais da plataforma YouTube na perspectiva da mídia-educação. Os caminhos metodológicos são de natureza qualitativa, e envolveu uma pesquisa exploratória com estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina e da Faculdade Municipal de Palhoça. A partir do mapeamento realizado sobre os usos da plataforma e indicativos do seu potencial de aprendizagem entre estudantes identificamos alguns eixos de aprendizagem: vida acadêmica; vida profissional; práticas cotidianas; aprofundamento e desenvolvimento pessoal. Seguindo os pressupostos da Análise de Conteúdo, elaboramos instrumento de análise de vídeos pautado nos aspectos-chave da mídia-educação (agência, categoria, técnica, linguagem, representação, público) aplicado para analisar o repertório cultural e de acesso dos(as) estudantes. Assim, os canais da plataforma YouTube analisados foram: ?Depois das onze?, ?Jout Jout Prazer?, ?Nostalgia?, ?Tese Onze? e ?Você sabia??. A partir dos dados que emergiram do preenchimento do instrumento de análise, principalmente quanto a forma de exposição do conteúdo, linguagens, ideologia e representações, foi possível relacionar as características das produções audiovisuais com as tendências pedagógicas estudadas. As considerações da pesquisa sugerem possibilidades de aprendizagem no âmbito do conhecimento e entretenimento mediados pelos canais da plataforma e apontam indícios de aproximações com certas tendências e representações pedagógicas que permeiam as produções audiovisuais e os canais analisados.Abstract: The YouTube platform and the audiovisual productions shared on this social environment are part of the habits and practices of the digital culture. When searching for some information, such as a recipe, a tutorial, songs, explanations of complex concepts, or school subjects, the YouTube has become a source of information, entertainment and knowledge, increasingly present in the daily lives of students and teachers. Having this in mind, we enquire which practices, postures, ideologies and pedagogical representations are broadcasted, in order to share, transmit, teach and learn content, information and knowledge on the YouTube platform. Accordingly, this research aims to analyze the pedagogical representations in the audiovisual productions of several Youtube channels from the perspective of Media-Education. It was used a qualitative methodology which involved an exploratory research with Pedagogy students from Universidade Federal de Santa Catarina and Faculdade Municipal de Palhoça. Investigating the uses of the platform and its learning potential among students, it was possible to identify some learning axes: academic life; professional life; everyday life; personal improvement and development. Based on the Content Analysis, we developed a video analysis instrument guided by the key aspects of Media Education (agency, category, technique, language, representation, public) to analyze the cultural and the accessing repertoire of the students. Thus, the YouTube platform channels analyzed were: ?Depois das onze?, ?Jout Jout Prazer?, ?Nostalgia?, ?Tese Onze? e ?Você sabia??. From the data collected with the analysis instrument, mainly regarding the way content is shown, languages, ideology and representations, it was possible to relate the characteristics of audiovisual productions to the pedagogical areas studied. The research findings suggest some learning possibilities concerning knowledge and entertainment mediated by the platform and demonstrate proximity to some areas and the pedagogical representations which permeate the audiovisual productions and the analyzed channels.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219293
Date: 2020


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