Title: | Hora-atividade dos(as) professores(as) dos anos iniciais: contributos para a formação continuada |
Author: | Guesser, Silvia Zimmermann Pereira |
Abstract: |
Esta dissertação de mestrado teve como objeto de investigação a hora-atividade dos professores(as). O objetivo geral foi conhecer o que realizam os(as) professores(as) na hora-atividade, bem como suas necessidades formativas e, como questão central, de que maneira a hora-atividade, como direito adquirido nacionalmente a partir de 2008, pode potencializar a formação continuada dos(as) professores(as) e contribuir com os processos de ensino-aprendizagem. Participaram da pesquisa quinze professores(as) concursados(as)/efetivos(as), que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Rede Municipal de Educação e Cultura de Antônio Carlos, SC. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários. Para a análise dos dados, recorreu-se à metodologia de abordagem qualitativa de André (1983, 2010, 2013, 2014); e para a análise dos dados, à análise de conteúdo de Bardin (1977) e Franco (2018). O aporte teórico da pesquisa esteve centrado nos estudos de Arroyo (2013, 2015), Freire (1994, 1996, 2001) e Nóvoa (1992, 1999, 2002, 2017, 2019), no que concerne à profissão docente; em Freitas (2010, 2012, 2014) e Libâneo (1994, 2012, 2018), no que diz respeito à compreensão das relações humanas referentes à qualidade na educação; e em Campos (2002) Freire (1992, 1994, 1996), Burke (1997), Candau (2016), Moreira (2001), Moreira e Candau (2003, 2007), sobre o conceito de cultura. Os resultados demonstram que, para os(as) professores(as) que participaram da pesquisa, a regulamentação da hora-atividade torna-se mais um momento para sobrecarregar o(a) docente com atividades de preparação e planejamento, elaboração e correção de provas, realização de serviços burocráticos, entre outras atribuições demandadas pela gestão da escola e pela Secretaria Municipal de Educação. Nesta Rede, vigora uma organização de tempos que não possibilita aos(às) professores(as) encontrarem-se formalmente para dialogar com o coletivo, tampouco lhes permite uma formação continuada em serviço, em outros espaços formativos que não na escola. Nessa perspectiva, a pesquisa propõe um enfrentado às condições impostas pela Rede, de modo que haja mobilização do coletivo de professores(as) comprometidos(as) com uma educação libertadora, que inspire nos alunos a luta por não se conformarem às condições impostas pelo capitalismo. Abstract: This master's thesis had as its object of investigation the teachers' activity time. The general objective was to know what teachers do in the activity hour, as well as their training needs and, as a central question, how the activity time, as a right acquired nationally since 2008, can enhance the continuing education of teachers and contribute to the teaching-learning processes? Fifteen teachers who took part in the research / permanent staff participated in the research, who work in the early years of elementary school, in the Municipal Education and Culture Network of the Municipality of Antônio Carlos, SC. For data collection, questionnaires were used. For data analysis, André?s (1983, 2010, 2013, 2014) qualitative approach methodology was used; and for data analysis, content analysis by Bardin (1977) and Franco (2018). The theoretical contribution of the research was centered on the studies of Arroyo (2013, 2015), Freire (1994, 1996, 2001) and Nóvoa (1992, 1999, 2002, 2017, 2019), with regard to the teaching profession; in Freitas (2010, 2012, 2014) and Libâneo (1994, 2012, 2018), with regard to the understanding of human relations regarding quality in education; and Campos (2002) Freire (1992, 1994, 1996), Burke (1997), Candau (2016), Moreira (2001), Moreira and Candau (2003, 2007), about the concept of culture. The results demonstrate that, for the teachers who participated in the research, the regulation of the activity-hour becomes another moment to burden the teacher with activities of preparation and planning, preparation and correction of tests, carrying out bureaucratic services, among other duties demanded by the school management and the Municipal Department of Education. In this Network, there is an organization of times that does not allow teachers to meet formally to dialogue with the collective, nor does it allow them to continue on-the-job training, in other training spaces other than the school. In this perspective, the research proposes a confrontation with the conditions imposed by the Network, so that there is mobilization of the collective of teachers committed to a liberating education, that inspire in the students the struggle to not conform to the conditions imposed by capitalism. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219258 |
Date: | 2020 |
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PEED1527-D.pdf | 3.323Mb |
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