A inovação como rota do projeto formativo do IFSC

DSpace Repository

A- A A+

A inovação como rota do projeto formativo do IFSC

Show full item record

Title: A inovação como rota do projeto formativo do IFSC
Author: Guerino, Mariana de Fátima
Abstract: Esta pesquisa busca conhecer as mudanças institucionais e do projeto formativo desencadeadas no IFSC visando promover processos de inovação. Pretende suscitar o debate sobre as origens, os vínculos e as bases epistemológicas acerca da ênfase na criatividade e a inovação como saída para crises econômicas, e seus nexos com o trabalho e a educação. A pesquisa tem como aporte teórico, autores do campo do materialismo histórico dialético, e se desdobra em análises complementares: 1) das políticas públicas nacionais e estaduais; 2) de investigação dos documentos emitidos por organismos internacionais, pelos institutos de pesquisa e estatística acerca do trabalho e da educação e inovação; 3) de exame dos documentos institucionais do IFSC; 4) da coleta e observação de dados com gestores do IFSC. A partir desse estudo, entendemos que as demandas específicas dos processos voltados à inovação têm redefinido as prioridades institucionais, o currículo e a organização pedagógica da instituição.Abstract: This research seeks to study the institutional and student?s formation project changes occurred at IFSC aiming at fostering innovation processes. It intends to support the discussion about the origins, relations, and epistemological basis of the emphasis on creativity and innovation as a solution for the economic crisis, as well as its connections to both work and education. The theoretical framework comprehends dialectic historic materialism authors and unfolds in complementary analyses such as: 1) federal and state public policies, 2) investigation of documents issued by international organizations, and statistics organizations about work, education and innovation, 3) examination of IFSC institutional documents, 4) interviews with IFSC headmasters. As from the present study it is understood that the specific demands of the innovationoriented processes have redefined the institutional priorities, the school curriculum, and the institutional pedagogical organization.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219231
Date: 2020


Files in this item

Files Size Format View
PEED1521-T.pdf 1.750Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar