A inovação como rota do projeto formativo do IFSC

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A inovação como rota do projeto formativo do IFSC

Mostrar registro completo

Título: A inovação como rota do projeto formativo do IFSC
Autor: Guerino, Mariana de Fátima
Resumo: Esta pesquisa busca conhecer as mudanças institucionais e do projeto formativo desencadeadas no IFSC visando promover processos de inovação. Pretende suscitar o debate sobre as origens, os vínculos e as bases epistemológicas acerca da ênfase na criatividade e a inovação como saída para crises econômicas, e seus nexos com o trabalho e a educação. A pesquisa tem como aporte teórico, autores do campo do materialismo histórico dialético, e se desdobra em análises complementares: 1) das políticas públicas nacionais e estaduais; 2) de investigação dos documentos emitidos por organismos internacionais, pelos institutos de pesquisa e estatística acerca do trabalho e da educação e inovação; 3) de exame dos documentos institucionais do IFSC; 4) da coleta e observação de dados com gestores do IFSC. A partir desse estudo, entendemos que as demandas específicas dos processos voltados à inovação têm redefinido as prioridades institucionais, o currículo e a organização pedagógica da instituição.Abstract: This research seeks to study the institutional and student?s formation project changes occurred at IFSC aiming at fostering innovation processes. It intends to support the discussion about the origins, relations, and epistemological basis of the emphasis on creativity and innovation as a solution for the economic crisis, as well as its connections to both work and education. The theoretical framework comprehends dialectic historic materialism authors and unfolds in complementary analyses such as: 1) federal and state public policies, 2) investigation of documents issued by international organizations, and statistics organizations about work, education and innovation, 3) examination of IFSC institutional documents, 4) interviews with IFSC headmasters. As from the present study it is understood that the specific demands of the innovationoriented processes have redefined the institutional priorities, the school curriculum, and the institutional pedagogical organization.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219231
Data: 2020


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PEED1521-T.pdf 1.750Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar