O ENFOQUE POSITIVO COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE AUDITIVA DO TRABALHADOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Show full item record
Title:
|
O ENFOQUE POSITIVO COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE AUDITIVA DO TRABALHADOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA |
Author:
|
Barbosa, Eligia Lima
|
Abstract:
|
RESUMO
Objetivo: Verificar a utilização da abordagem com enfoque positivo como estratégia de educação em saúde auditiva do trabalhador, por meio de uma revisão sistemática. Métodos: Partiu-se da seguinte pergunta norteadora de pesquisa: A utilização da abordagem com enfoque positivo é uma estratégia de educação em saúde auditiva do trabalhador? A busca de artigos foi realizada nas bases de dados Scielo, Lilacs, Pubmed, Scopus, Bireme e Web of Science, com restrição de língua, inglesa e portuguesa, sem restrição de localização e período. Para a seleção dos estudos foi utilizada a combinação baseada no Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e no Medical Subject Heading Terms (MeSH). Foi incluído no trabalho o estudo com qualidade que obteve pontuação ≥ a 6 pontos segundo o protocolo para pontuação qualitativa proposto por Pithon. Resultados: Foram identificados 4 artigos que potencialmente atendiam aos critérios estabelecidos. Contudo, após análise, um artigo foi selecionado para leitura na íntegra, sendo incluído na revisão. Conclusão: A presente revisão sistemática demonstrou que a utilização da abordagem com enfoque positivo em saúde auditiva do trabalhador é uma estratégia plausível de educação em saúde, especialmente no que diz respeito a melhor intenção quanto ao uso de protetores auriculares, bem como a melhor compreensão do assunto pelos trabalhadores. Apesar disso, observou-se sua escassez em detrimento de intervenções educativas com enfoque tradicional, tendo como ênfase os agravos que possam ocorrer caso não seja seguido o protocolo de proteção. |
Description:
|
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218024
|
Date:
|
2020-11-27 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar