O ENFOQUE POSITIVO COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE AUDITIVA DO TRABALHADOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Zucki, Fernanda |
|
dc.contributor.author |
Barbosa, Eligia Lima |
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dc.date.accessioned |
2020-12-03T21:15:34Z |
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dc.date.available |
2020-12-03T21:15:34Z |
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dc.date.issued |
2020-11-27 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218024 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
RESUMO
Objetivo: Verificar a utilização da abordagem com enfoque positivo como estratégia de educação em saúde auditiva do trabalhador, por meio de uma revisão sistemática. Métodos: Partiu-se da seguinte pergunta norteadora de pesquisa: A utilização da abordagem com enfoque positivo é uma estratégia de educação em saúde auditiva do trabalhador? A busca de artigos foi realizada nas bases de dados Scielo, Lilacs, Pubmed, Scopus, Bireme e Web of Science, com restrição de língua, inglesa e portuguesa, sem restrição de localização e período. Para a seleção dos estudos foi utilizada a combinação baseada no Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e no Medical Subject Heading Terms (MeSH). Foi incluído no trabalho o estudo com qualidade que obteve pontuação ≥ a 6 pontos segundo o protocolo para pontuação qualitativa proposto por Pithon. Resultados: Foram identificados 4 artigos que potencialmente atendiam aos critérios estabelecidos. Contudo, após análise, um artigo foi selecionado para leitura na íntegra, sendo incluído na revisão. Conclusão: A presente revisão sistemática demonstrou que a utilização da abordagem com enfoque positivo em saúde auditiva do trabalhador é uma estratégia plausível de educação em saúde, especialmente no que diz respeito a melhor intenção quanto ao uso de protetores auriculares, bem como a melhor compreensão do assunto pelos trabalhadores. Apesar disso, observou-se sua escassez em detrimento de intervenções educativas com enfoque tradicional, tendo como ênfase os agravos que possam ocorrer caso não seja seguido o protocolo de proteção. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Qualidade de Vida. Educação saudável. Promoção de saúde. Perda de audição. Exposição profissional |
pt_BR |
dc.title |
O ENFOQUE POSITIVO COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE AUDITIVA DO TRABALHADOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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