O ENFOQUE POSITIVO COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE AUDITIVA DO TRABALHADOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

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O ENFOQUE POSITIVO COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE AUDITIVA DO TRABALHADOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Zucki, Fernanda
dc.contributor.author Barbosa, Eligia Lima
dc.date.accessioned 2020-12-03T21:15:34Z
dc.date.available 2020-12-03T21:15:34Z
dc.date.issued 2020-11-27
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218024
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Objetivo: Verificar a utilização da abordagem com enfoque positivo como estratégia de educação em saúde auditiva do trabalhador, por meio de uma revisão sistemática. Métodos: Partiu-se da seguinte pergunta norteadora de pesquisa: A utilização da abordagem com enfoque positivo é uma estratégia de educação em saúde auditiva do trabalhador? A busca de artigos foi realizada nas bases de dados Scielo, Lilacs, Pubmed, Scopus, Bireme e Web of Science, com restrição de língua, inglesa e portuguesa, sem restrição de localização e período. Para a seleção dos estudos foi utilizada a combinação baseada no Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e no Medical Subject Heading Terms (MeSH). Foi incluído no trabalho o estudo com qualidade que obteve pontuação ≥ a 6 pontos segundo o protocolo para pontuação qualitativa proposto por Pithon. Resultados: Foram identificados 4 artigos que potencialmente atendiam aos critérios estabelecidos. Contudo, após análise, um artigo foi selecionado para leitura na íntegra, sendo incluído na revisão. Conclusão: A presente revisão sistemática demonstrou que a utilização da abordagem com enfoque positivo em saúde auditiva do trabalhador é uma estratégia plausível de educação em saúde, especialmente no que diz respeito a melhor intenção quanto ao uso de protetores auriculares, bem como a melhor compreensão do assunto pelos trabalhadores. Apesar disso, observou-se sua escassez em detrimento de intervenções educativas com enfoque tradicional, tendo como ênfase os agravos que possam ocorrer caso não seja seguido o protocolo de proteção. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Qualidade de Vida. Educação saudável. Promoção de saúde. Perda de audição. Exposição profissional pt_BR
dc.title O ENFOQUE POSITIVO COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE AUDITIVA DO TRABALHADOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA pt_BR
dc.type Article pt_BR


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