Diálogos com Vigotski sobre arte, vida e a potência do corpo da criança na relação com o teatro

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Diálogos com Vigotski sobre arte, vida e a potência do corpo da criança na relação com o teatro

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Title: Diálogos com Vigotski sobre arte, vida e a potência do corpo da criança na relação com o teatro
Author: Martins, Aline Santana
Abstract: Esta tese apresenta um estudo teórico que investigou, nas proposições de Vigotski (1896- 1934), um sentido pedagógico para a vivência com o teatro na infância, em seu meio histórico e cultural escolar. Mediante o exercício de criar uma circunstância, isto é, ao estabelecer uma situação convencional e se perguntar durante a pesquisa teórica sobre ? e ?Se? a pesquisadora ensinasse crianças, na escola, como as compreenderia no processo de aprendizagem, enquanto corpo, na relação com o teatro, com a arte? ? a pesquisadora empreendeu a análise de obras de Vigotski, escritas entre os anos de 1915 e 1934. O estudo partiu de premissas do materialismo histórico e dialético como forma de compreensão da realidade e teve o percurso metodológico mediado por cartas escritas pela pesquisadora para Vigotski, para si mesma e para outros interlocutores. O tecer do texto assumiu a perspectiva do diálogo com o texto nas ciências humanas (BAKHTIN, 1940/2017), no pequeno e grande tempo, e elegeu Vigotski, em sua condição de autor soviético, um homem expressivo e falante sobre o desenvolvimento e constituição do corpo-consciência do ser humano, na relação com a arte, vida, morte, teatro e drama, na infância, como personagem principal de interlocução. A pesquisa problematiza ideias e proposições do autor na posição de crítico de arte, professor, psicólogo, pedólogo e cientista, em relação, no percurso de desenvolvimento de sua teoria. A tese apresenta contribuições e proposições teórico-metodológicas de Vigotski (1915-1916/1999; 1930/2009; 1930/2018; 1934/2009) sobre a vivência do drama e do teatro como unidades de análise na constituição do corpo e da subjetividade da criança. Defende-se o argumento de que Vigotski é um autor que tomou consciência em vida sobre o processo de tomada de consciência do ser humano e do ser criança, por meio de suas relações com a arte e com o teatro. Suas observações sobre a ação dramática na cena do teatro constituíram a vivência do drama como um instrumento psicológico e pedagógico. Nas ideias do autor, a criança e o professor são colocados em cena, na escola, como potência em seu processo de desenvolvimento e constituição. Argumenta-se que nas proposições de Vigotski a arte teatral é situada como uma vivência estética que provoca na criança ações e relações que podem ser percebidas na vivência do drama. O teatro, como uma arte presente na vida humana, é potencializador do desenvolvimento do corpo-consciência da criança. Ao vivenciar em ambiente escolar a ação na cena, o enredo e edifício do drama no processo teatral, a criança tem a possiblidade de criar conscientemente e incorporar o social em si. O drama é entendido como constituidor da vida humana, portanto, constitui o corpo-consciência da criança na infância.Abstract: The present thesis proposes a theoretical study concerning an investigation of a certain pedagogical meaning for theatrical activities among school children, hereby discussed in the context of the writings of Lev Vygotsky (1896-1934). Given the exercise of creating a circumstance, i.e. establishing a conventional situation, the researcher aims to answer the following question: what if, acting as a school teacher, the researcher start pondering about how to learn about the students? own learning process, concerning their body practices in relation with theatrical/artistic activities? The theoretical background follows the researcher?s analysis of Vygotsky?s oeuvre, from 1915 to 1934. The study arises from the premisses of the materialist conception of history and dialectical materialism, employed as tools for actively understanding the reality. The methodological itinerary was mediated by an epistolary strategy, consisting of letters sent from the researcher to various ?addresses? ? including Vygotsky?s and her own. Therefore, the weaving of the text undertook a dialogical quality, regarding its own articulation with the humanities and the social sciences (BAKHTIN, 1940/2017), simultaneously operating in the Great Time and the Small Time. Acknowledgedly taken as a soviet author, Vygotsky was opted for as the main interlocutor in this study, because he was very talkative about the development and constitution of human body/consciousness, in its relation with art, life, death, drama, theater and infancy. The research problematizes the author's ideas and propositions in his multiple roles of art critic, teacher, psychologist, pedologist and scientist, regarding the itinerary of his theoretical development. The thesis presents contributions and theoretical-methodological propositions by Vygotsky (1915-1916 / 1999; 1930/2009; 1930/2018; 1934/2009) concerning the experience of drama and theater as the main units of analysis in the constitution of the infant?s body and subjectivity. The study argues that Vygotsky was very much aware of the role of theatrical and artistic practices in the processes of awareness. His observations concerning dramatic action established the dramatic experience as pedagogical and psychological tools. According to the author, child and teacher are put on stage, in school, as a potential of their processes of constitution and development. The thesis holds that the dramatic art stands on Vygotsky?s propositions as an aesthetic experience, instigating actions and reactions which can be perceived in the dramatic experience itself. Entangled as it is with the human life, the theater may act as a catalyzer in the actual development of the infant?s body/consciousness complex. When the child is able to experience theatrical activities in school, enacting the stories and the edification of the drama in the staging process, the child is also able to consciously engender and incorporate the social environment. On this account, drama is understood as a constitutive factor of human life, and, hence, also of the constitution of the infant?s body/consciousness.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216569


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