Ordem do discurso acadêmico: pesquisa da pesquisa no PPGE/UFSC

DSpace Repository

A- A A+

Ordem do discurso acadêmico: pesquisa da pesquisa no PPGE/UFSC

Show full item record

Title: Ordem do discurso acadêmico: pesquisa da pesquisa no PPGE/UFSC
Author: Jacó, Paulo César de Carvalho
Abstract: Resumos de dissertações produzidas ao longo de 30 anos de existência do Programa de PósGraduação em Educação (PPGE ? stricto sensu) da UFSC, constituem o corpus textual da empiria na coleta, tratamento e análise de dados dessa pesquisa que tem como título ? ?Ordem do discurso acadêmico: pesquisa da pesquisa no PPGE/UFSC?. O problema nuclear, a partir do qual outras questões se desdobram e, insistimos em perseguir, em meio às circunstâncias e contingências sóciohistóricas, está na pergunta: quais temáticas e perspectivas metodológicas marcaram presenças na produção de dissertações ao longo de trinta anos (1984-2014) de pesquisa stricto sensu no PPGE/UFSC? O objetivo é captar e analisar continuidades e rupturas temáticas e metodológicas presentes em dissertações defendidas entre os anos de 1984 e 2014. Para tanto, partimos da tese (hipótese) de que é possível estabelecer um ponto (conceitual) de intersecção entre a produção das dissertações em análise com as políticas públicas através do PNPG (I, II, III, IV e V). Nossa investigação caracteriza-se como ?Estado do Conhecimento? mediante perspectiva metodológica, notoriamente, conhecida como ?Análise de Conteúdo? (AC) (BARDIN, 2010) definida como um conjunto de instrumentos para coleta e análise de dados visando realizar inferências. Estabelecemos abordagens de cunho quantitativo e qualitativo, utilizando de categorizações, tais como: área temática (categorias nuclear/temáticas, orbitais); área metodológica (método, tipo de pesquisa, procedimentos na coleta de dados). A pesquisa está ancorada na linha Filosofia da Educação, da qual faz parte o grupo de estudos Bio-grafiaNietzsche que a partir do perspectivismo tem realizado profícuos estudos sobre a temática =formação?, que emergiu como um dos temas de maior frequência nos resumos em análise (14,28%), ao lado da pesquisa de tipo bibliográfica (39,83%), do método analítico (61,32%) e da entrevista como procedimento (32,13%). O locus de investigação ? PPGE/UFSC - situado no macrocenário acadêmico é compreendido como espaço de disputas de distintas ordens dentro de um campo numa rede entrelaçada por discursos e dispositivos, saberes, poderes e agentes, em posse de capitais e no confronto de posições sociais mediante formas de distinção. Esses e outros conceitos estão vinculados nas pesquisas de dois notórios franceses: Pierre Bourdieu (mediante conceitos como: campo, espaço, capitais, estratégia, troca simbólica, conversão de capitais, dominação...) e Michel Foucault (mediante conceitos como: ordem, discurso, poder, continuidade...). Assim, nossa pesquisa justifica-se nos desdobramentos da proposição: o estatuto, ou a posição de cientificidade das pesquisas acadêmicas, corroboradas pela própria instituição, por meio da magia de seu capital simbólico, está imerso em questões de ordem metodológica, teórica e temática, nem sempre explicitadas nos resumos dos textos das pesquisas, o que pode indicar certo descaso, lacuna ou mesmo ausências no processo formativo dos pesquisadores, dignas de problematizações diante do papel inconteste que a Pós-graduação desempenhou (e desempenha) na trajetória histórica da educação brasileira, a partir da década de 1960, quando pesquisa, ciência e tecnologia foram associadas à ideologia desenvolvimentista ? assim, pode-se dizer que uma das preocupações que passa a compor a pauta do campo da pesquisa acadêmica refere-se à qualidade dessas mesmas produções. Além do mais, inspirados pela afirmação de Lyotard (2009, p.xii) e as evidências do cotidiano no campo da economia mundial a posição de destaque de um pais, no que tange ao seu lugar na ordem econômica mundial, está intimente associada ao investimento no campo da educação e na produção de conhecimento científico e tecnológico como tarefa prioritária da Pós-graduação. Logo, uma pesquisa da pesquisa justifica-se no âmbito de inquietantes questões epistemológicas, temáticas, metodológicas e teóricas presentes em toda produção acadêmica das quais nenhuma investigação pode se dar ao luxo de colocar-se indiferente.Abstract: Abstracts of dissertations produced over the 30 years of existence of the Postgraduate Program in Education (PPGE) at UFSC ? Federal University of Santa Catarina, constitutes the textual empirical corpus in the collection, treatment and analysis of this research?s data that has the title - ?Order of academic discourse: research of the research-PPGE/UFSC?. The nuclear problem, from which other questions unfold and that we insist on pursuing in the midst of social and historical circumstances and contingencies, lies in the question: =which themes and methodological perspectives have been present in the production of dissertations over the course of thirty years (1984-2014) of the master course at PPGE/UFSC? The objective is to capture and analyze thematic and methodological continuities and ruptures present in the dissertations defended between the years 1984 - 2014. To do so, we start from the thesis (hypothesis) that it is possible to establish a conceptual point of intersection between the productions of the dissertations and the analysis of the public policies through the PNPG (I, II, III, IV and V) [Post-Graduation National Plan). Our investigation is characterized as a \"State of Knowledge\" through a methodological perspective, notoriously known as \"Content Analysis\" (AC) (BARDIN, 2010) defined as a set of instruments for collecting and analyzing data in order to make inferences. We established quantitative and qualitative approaches, using categorizations, such as: thematic area (nuclear/thematic/orbital categories); and methodological area (method, type of research, data collection procedures). The research is anchored in the research area of the Philosophy of Education, which is part of the study group =Bio-grafia-Nietzsche? which, from the perspectivism, has carried out fruitful studies about the theme ?formation?, which has emerged as one of the most frequent themes in the abstracts under analysis (14.28%), alongside bibliographic research (39.83%), the analytical method (61.32%) and the interview as a procedure (32.13%). The locus of investigation - PPGE / UFSC - located in the macro academic scenario, is understood as a space of disputes of different orders inside a field, in a network intertwined by speeches and devices, knowledge, powers and agents, which has the possession of capital and in the confrontation of positions through forms of distinction. These and other concepts are linked in the research of two notorious French philosophers: Pierre Bourdieu (using concepts such as: field, space, capitals, strategy, symbolic exchange, capital conversion, domination ...) and Michel Foucault (using concepts such as: order, discourse, power, continuity ...). Thus, our research is justified in the unfolding of this proposition: the statute, or the scientific position of academic research, corroborated by the institutions itself, through the magic of its symbolic capital, is immersed in methodological, theoretical and thematic issues (not always made explicit in the abstracts of the research texts, which may indicate a certain neglect, gap or even absences in the researchers' training process), that is worthy of problematization in view of the undisputed role that the Post-Graduation played (and plays) in the historical trajectory of Brazilian education, from the 1960s, when research, science and technology were associated with the developmentalist ideology - thus, it can be said that one of the concerns that is part of the agenda of the field of academic research refers to the quality of these same productions Furthermore, inspired by Lyotard (2009, p.xii) and the evidence of everyday life in the world economy, the prominent position of a country, with regard to its place in the world economic order, is closely associated with investment in the field of education and in the production of scientific and technological knowledge as a priority task for graduate students. Therefore, research about the researches is justified in the context of disturbing epistemological, thematic, methodological and theoretical questions present in all academic production of which no investigation can afford to be indifferent.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216548


Files in this item

Files Size Format View
PEED1495-T.pdf 13.39Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar