Ensino de história indígena e identidade: quebrando estereótipos através da elaboração de jogos sobre os laklãnõ-xokleng

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Ensino de história indígena e identidade: quebrando estereótipos através da elaboração de jogos sobre os laklãnõ-xokleng

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Título: Ensino de história indígena e identidade: quebrando estereótipos através da elaboração de jogos sobre os laklãnõ-xokleng
Autor: Cruz, Adileide Maciel da
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa foi a transformação das minhas aulas de História do Brasil em nível de Ensino Médio. Como professora efetiva da rede estadual de SC, atuando na E.E.B. Paulo Zimmermann, município de Rio do Sul/Santa Catarina, percebi o quanto as populações indígenas são estereotipadas pelos estudantes desta escola. Por isso, considerou-se importante trazer elementos discutidos a nível acadêmico, como temas relativos à construção da identidade, decolonialidade, etnicidade, sintetizá-los e trabalhar com os estudantes do E.M. Como proposta metodológica utilizou-se a pesquisa-ação, onde, com a participação dos estudantes, busquei contribuir para a implementação da Lei 11.645/2008 na escola, abordando questões relacionadas à temática étnico-racial, à História Indígena e a História dos Laklãnõ-Xokleng, construindo jogos didáticos como ferramentas de ensino e aprendizagem. Ao transformar as aulas de meramente expositivas em participativas/atuantes, objetivamos alcançar de forma mais efetiva os estudantes, para que juntos fosse possível diagnosticar e refletir acerca de estereótipos construídos sobre a comunidade indígena Laklãnõ-Xokleng. Assim, busquei ultrapassar a barreira de preconceitos e de esquecimentos ao questionar a si e aos outros, além de construir novos conhecimentos que ficaram concretizados em materiais produzidos pelos próprios estudantes, o que, neste caso, foi representado pelos jogos didáticos de história indígena.Abstract: The main objective of this research was to transform my History of Brazil classes into high school level. As an effective teacher in the SC state network, working at E.E.B. Paulo Zimmermann, municipality of Rio do Sul / Santa Catarina, I realized how stereotyped the indigenous populations are by the students of this school. For this reason, it was considered important to bring elements discussed at the academic level, such as themes related to the construction of identity, decoloniality, ethnicity, to synthesize them and to work with EM students. As a methodological proposal, action research was used, where, with student participation, I sought to contribute to the implementation of Law 11.645 / 2008 in school, addressing issues related to ethnic-racial themes, indigenous history and the history of the Laklãnõ-Xokleng, building educational games as teaching and learning tools. By transforming the classes from merely expository into participatory / active, we aim to reach students more effectively, so that together it would be possible to diagnose and reflect on stereotypes built about the Laklãnõ-Xokleng indigenous community. Thus, I sought to overcome the barrier of prejudice and forgetfulness by questioning myself and others, in addition to building new knowledge that was materialized in materials produced by the students themselves, which, in this case, was represented by the didactic games of indigenous history.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216527
Data: 2020


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