Atividades experimentais articuladas a tecnologias digitais de informação e comunicação na análise de uma proposta formativa para professores de química

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Atividades experimentais articuladas a tecnologias digitais de informação e comunicação na análise de uma proposta formativa para professores de química

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Gonçalves, Fábio Peres
dc.contributor.author Guaita, Renata Isabelle
dc.date.accessioned 2020-10-21T21:30:34Z
dc.date.available 2020-10-21T21:30:34Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.other 370146
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216494
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2020.
dc.description.abstract O presente trabalho se insere nos campos do Ensino de Química/Ciências, formação docente e da educação articulada às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Assim o objetivo foi investigar potencialidades e limites de um processo formativo desenvolvido em um curso de licenciatura em Química em relação às transformações e às permanências de conhecimentos de licenciandos acerca da articulação de atividades experimentais às TDIC, de maneira a identificar conhecimentos que permeiam um nível de Consciência Real Efetiva (CRE), bem como os que se situam em uma Consciência Máxima Possível (CMP). Para isso, construiu-se e realizou-se uma proposta formativa no contexto de uma componente curricular presente em um curso de licenciatura em Química de uma Instituição de Educação Superior (IES). Participaram desta pesquisa o total de treze licenciandos. O desenvolvimento de atividades no período selecionado para intervenção durou um semestre acadêmico e resultou em treze portfólios físicos construídos pelos alunos matriculados nesta componente. A fim de auxiliar nas compreensões emergidas pelo intenso contato com o material, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD). Como sustento teórico para pesquisa, utilizou-se de categorias discutidas pelo educador Paulo Freire em seu livro \"Pedagogia do Oprimido\" sobre \"Consciência Real Efetiva (CRE)\" e \"Consciência Máxima Possível (CMP)\", estas profundamente ligadas às ideias de situações-limites e inédito viável. As categorias citadas são originalmente de autoria de Lukács e aprimoradas por Lucien Goldmann. Dentro desta perspectiva de análise, conferiu-se a estas o título de categorias a priori. Estes materiais resultaram em um primeiro corpus de análise, no qual gerou categorias e subcategorias discutidas na seção Análise dos Conhecimentos dos Licenciandos ? Parte I, que são: (1) Consciência Real Efetiva (CRE): a subutilização de experimentos articulados às TDIC; (2) Consciência Real Efetiva (CRE): Conhecimento ainda rudimentar sobre o uso das TDIC em articulação às atividades experimentais; (3) Consciência Máxima Possível (CMP): Letramento digital no Ensino de Química/Ciências e na articulação com a experimentação; (4) Consciência Máxima Possível (CMP): Conhecimentos acerca das possibilidades e das limitações da inserção de tecnologias digitais na experimentação e (5) Consciência Máxima Possível (CMP): Conhecimentos sobre a apropriação de conhecimento processual e a percepção do mito da experimentação autoexplicativa e motivadora. Em uma etapa posterior, na seção Análises dos Conhecimentos dos Licenciandos - Parte II, foram realizadas entrevistas com um subgrupo escolhido dentre os trezes participantes iniciais. Este subgrupo contabiliza cinco participantes. Desta análise objetivou-se caracterizar de maneira qualitativa e descritiva o caminhar de possíveis transformações e permanências de conhecimentos de tais sujeitos, resultando em três categorias que nortearam a análise, bem como também suas respectivas subcategorias, a saber: (1) experimentação: (1.1) priorização de conteúdos; (1.2) importância do papel docente; e (1.3) motivação. (2) TDIC: (2.1) acessibilidade; (2.2) potencialidades e limitações; (2.3) questões socioambientais; e (3) Experimentação associadas às TDIC: (3.1) presencialidade e virtualidade.
dc.description.abstract Abstract : The present work is in the fields of Chemistry / Science teaching, teacher training and education linked to Digital Information and Communication Technologies (DICT). Thus the objective was to investigate the potentialities and limits of a training process developed in a degree course in Chemistry in relation to the transformations and permanence of knowledge of undergraduates about the articulation of experimental activities with TDIC, in order to identify knowledge that permeates a level of knowledge. Effective Real Awareness (CRE), as well as those in Maximum Possible Consciousness (CMP). For this, a formative proposal was built and realized in the context of a curricular component present in a degree course in Chemistry of a Higher Education Institution (HEI). A total of thirteen undergraduates participated in this research. The development of activities in the period selected for intervention lasted one academic semester and resulted in thirteen physical portfolios built by students enrolled in this component. In order to assist in the understandings emerged from the intense contact with the material, the Discursive Textual Analysis (ATD) was used. As a theoretical support for research, we used categories discussed by educator Paulo Freire in his book \"Pedagogy of the Oppressed\" on \"Effective Real Consciousness (CRE)\" and \"Maximum Possible Consciousness (CMP)\", which are deeply linked to the ideas of situations. limit and unprecedented viable. The categories mentioned are originally by Lukács and enhanced by Lucien Goldmann. Within this perspective of analysis, these were given the title of a priori categories. These materials resulted in a first corpus of analysis, in which it generated categories and subcategories discussed in the section Analysis of the Knowledge of Graduates - Part I, which are: (1) Effective Real Consciousness (CRE): the underutilization of experiments linked to TDIC; (2) Effective Real Awareness (CRE): Still rudimentary knowledge about the use of TDIC in conjunction with experimental activities; (3) Maximum Possible Consciousness (CMP): Digital literacy in Chemistry / Science Teaching and in articulation with experimentation; (4) Maximum Possible Awareness (CMP): Knowledge about the possibilities and limitations of the insertion of digital technologies in experimentation and (5) Maximum Possible Awareness (CMP): Knowledge about the appropriation of procedural knowledge and the perception of the myth of self-explanatory experimentation and motivating. In a later step, in the section Analyzes of the Knowledge of the Licensee - Part II, interviews were conducted with a subgroup chosen from among the thirteen initial participants. This subgroup counts five participants. The objective of this analysis was to characterize in a qualitative and descriptive way the course of possible transformations and permanence of knowledge of such subjects, resulting in three categories that guided the analysis, as well as their respective subcategories, namely: (1) experimentation: (1.1 ) content prioritization; (1.2) importance of the teaching role; and (1.3) motivation. (2) TDIC: (2.1) accessibility; (2.2) potential and limitations; (2.3) socio-environmental issues; and (3) experimentation associated with TDIC: (3.1) presence and virtuality. en
dc.format.extent 254 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Educação científica e tecnológica
dc.subject.classification Química
dc.subject.classification Professores
dc.subject.classification Educação
dc.subject.classification Educação
dc.subject.classification Tecnologia educacional
dc.subject.classification Tecnologias da informação e comunicação
dc.title Atividades experimentais articuladas a tecnologias digitais de informação e comunicação na análise de uma proposta formativa para professores de química
dc.type Dissertação (Mestrado)


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