Educação das crianças na escola de samba: um estudo a partir das relações socioculturais na infância

DSpace Repository

A- A A+

Educação das crianças na escola de samba: um estudo a partir das relações socioculturais na infância

Show full item record

Title: Educação das crianças na escola de samba: um estudo a partir das relações socioculturais na infância
Author: Duarte, Fabiana
Abstract: A pesquisa perspectiva pensar as infâncias por diferentes contextos educativos por considerar que em nossa sociedade há diferentes formas e lugares ocupados pelas crianças e, por desse entendimento, objetivou-se ampliar a visão na construção de um estudo interdisciplinar para pensar e pesquisar as infâncias e as crianças em suas relações socioculturais e educação. Este estudo está ligado ao conjunto de pesquisas dos Grupos de Pesquisa: Núcleo de Estudos Vida e Cuidado (NUVIC) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN). O objetivo central da pesquisa incide em compreender a educação das crianças nas Escola de Samba, considerando um estudo das relações socioculturais na infância em uma comunidade tradicional no carnaval da cidade de Florianópolis/SC. Buscou-se, para tanto, identificar a participação das crianças dentro desse contexto, entendendo-o enquanto marca cultural forte na vida cotidiana das comunidades, em localidades específicas em que as crianças vivem. Compreende-se que este estudo revela uma possibilidade de olhar as crianças por suas culturas e práticas sociais em contextos locais de educação, o que vai ao encontro do que considera Brandão (1985) ao sinalizar a necessidade de conhecer as crianças em si próprias, ou seja, tratá-las em situação. A conceituação teórica parte dos estudos dos Estudos da Infância, especificamente da Sociologia da Infância, no diálogo com a Antropologia da Criança, percorrendo também outras áreas do conhecimento como geografia e filosofia da infância. Analisando, ainda, o reconhecimento da condição ativa das crianças na construção das relações que estabelecem com seu mundo por seu próprio ponto de vista. A metodologia utilizada foi a Etnografia, entendendo-a em sua importância para construção de saberes locais com e sobre as crianças. Abarca-se, pelas práticas culturais e locais no contexto, a Etnografia com crianças como metodologia, mas também como epistemologia, que permite a produção de conhecimentos pelos saberes locais, e reconhece as crianças como sujeitos de direitos participantes de convívios coletivos marcados pela geração. A contribuição da Etnografia, enquanto metodologia na pesquisa com crianças, propicia entender o ethos estabelecido/criado por ou em cada lugar pelas pessoas que ali estão através de uma interiorização na vida e suas práticas, participando da dinâmica local no tempo em que ocorre. O carnaval acontece durante um período específico no ano e o movimento das Escolas de Samba para sua preparação também ocorre numa periodicidade que não equivale ao ano todo (geralmente os preparativos iniciam-se após o mês de agosto de cada ano). Devido a esse motivo, a temporalidade na pesquisa não é de um tempo linear, e posicionou tratar as entradas e permanências no campo considerando sua itinerância. Permaneci durante os quatro anos do doutorado em campo, contemplando as permanências (itinerantes) nesse período, as quais ocorreram sempre a partir do mês de agosto dos anos de 2016, 2017 e 2018 até os carnavais de 2017, 2018 e 2019, e no último ano (após o carnaval de 2019) apesar de já finalizado as observações, escolho não sair do campo permanecendo em contato com os sujeitos. Nesse movimento do campo, a pesquisa desenhou-se basicamente em três grandes blocos que dizem respeito ao próprio movimento etnográfico de minhas permanências e itinerâncias: primeiro bloco (2016-2017), por uma globalidade, atentando-se na pesquisa bibliográfica e na primeira entrada em campo para localizar o lugar das crianças nas Escolas de Samba, que se deu através de uma inserção no carnaval de Florianópolis, e por assim, definir o que se constituiu na pesquisa em material secundário nas análises e captar aquele que seria um campo de ordem local. O segundo bloco (2017-2018) aconteceu por um movimento de imersão na comunidade mapeada e escolhida, que foi o Morro da Caixa pela Escola de Samba Embaixada Copa Lord (onde se identificou mais crianças participantes a partir do primeiro bloco) com encontros frequentes com as crianças e também adultos que fizeram parte da pesquisa, para a construção do material primário da pesquisa, assim se evidenciou como ocorrem as dinâmicas locais dos projetos mirins da escola e como as crianças inserem-se e participam desse contexto. O terceiro bloco (2018-2019), denominado emersão, diz da devolutiva do material aos que se fizeram interlocutores da pesquisa para aprofundar questões, e dessa forma, voltei ao campo para colocar os registros e notas de campo em relação com as crianças e adultos para aprimorar os dados e constituir os núcleos, partindo dos dados etnográficos. Pela interiorização nas práticas das crianças na Escola de Samba, foi possível perceber que o lugar ocupado nesse contexto define-se pelo modo em que vivem e partilham um ethos comunitário, onde na experiência com/do carnaval, participam das atividades na Escola de Samba, sobretudo por uma marca geracional, em composição das famílias e ordens de parentescos dentro da comunidade, possuem, portanto, uma relação direta com a entrada das crianças nos projetos mirins. O espaço da Escola de Samba aparece como um produtor de culturas locais e de educação das crianças em contexto local. A educação das crianças é constituída por elementos e aspectos próprios desse lugar, fundadas pelas relações socioculturais estabelecidas, e desenham-se pela emergência do/no campo através dos núcleos constituídos pelas regularidades encontradas nos dados e constituíram o terceiro bloco da pesquisa. Regularidades que incidem diretamente sobre aspectos derivados das relações socioculturais intrínsecas ao contexto da Escola de Samba e sua comunidade. Dessa forma, a educação das crianças na Escola de Samba está organizada por processos educativos elencados através dos núcleos que derivam de ações de simultaneidade e a posição assumidas pelos sujeitos nas relações educativas, ações de coletividade envolvendo as crianças, as famílias e a comunidade, relações geracionais no compartilhamento dos conhecimentos colocados pela tradição e relações corporais na relação com a cultura e tradição. Considero, por estes núcleos, a possibilidade de conceber, partindo das relações socioculturais na infância, uma pedagogia na Escola de Samba, que se situa pelos conhecimentos locais dos sujeitos que vivem e participam do ethos local, mas também pela cultura e tradição (não estática), fruto de uma história e de uma ancestralidade demarcados por esse lugar e território. A educação das crianças na Escola de Samba advém do conhecimento, construído pela vivência comunitária dentro da Escola de Samba, e também percebido pelas crianças por suas relações socioculturais nas quais estão inseridas. Nessa ordem as crianças relacionam-se com diferentes dimensões de si e do outro na constituição dessa prática. A pedagogia na Escola de Samba tratase de um processo de educação em constante movimento, sendo evidenciada e potencializada a partir dos sujeitos-crianças-adultos na relação e dos conhecimentos situados que as crianças constroem na localidade da prática sociocultural. Assim sendo, é uma pedagogia produzida no lugar.Abstract: The research aims to think about childhood through different educational contexts, considering that in our society there are different forms and places occupied by children and, based on this understanding, the objective was to broaden the vision in the construction of an interdisciplinary study to think and research childhoods and children in their socio-cultural relationships and education. This study is linked to the set of researches of the Research Groups: Nucleus of Studies Life and Care (NUVIC) and the Nucleus of Studies and Research of Education in Early Childhood (NUPEIN). Thus, the main objective of the research is to understand the education of children in the Samba Schools, considering a study of socio-cultural relations in childhood in a traditional carnival community in the city of Florianópolis / SC. Therefore, we sought to identify the participation of children within this context, understanding it as a context that appears as a strong cultural mark in the daily life of communities, in specific locations where children live. It is understood that this study reveals a possibility of looking at children from their cultures and social practices in local educational contexts, which is in line with what Brandão considers (1985) when signaling the need to know the children themselves that is, treating them in a situation. The theoretical concept starts from the studies of Childhood Studies, specifically from the Sociology of Childhood, in the dialogue with Child Anthropology, covering also other areas of knowledge such as geography and philosophy of childhood. Analyzing, still, the recognition of the active condition of children in the construction of the relationships they establish with their world from their own point of view. The methodology used was ethnography, understanding it in its importance for building local knowledge with and about children. Ethnography with children is embraced by cultural and local practices in the context of the Samba School, but also as an epistemology, which allows the production of knowledge by local knowledge, and recognizes children as subjects of rights participating in collective gatherings marked by the generation. Thus, the contribution of ethnography, as a methodology in research with children, allows us to understand the ethos established / created by or in each place by the people who are there through an internalization in life and its practices, participating in the local dynamics at the time when it occurs . Carnival takes place during a specific period in the year and the movement of the Samba Schools for its preparation also occurs at a periodicity that is not equivalent to the whole year (preparations usually start after the month of August of each year). Due to this reason, the temporality in the research is not a linear time, and it positioned to treat the entries and stays in the field considering its itinerancy. Therefore, I stayed during the four years of my doctorate in the field, contemplating the permanences (itinerant) in that period, which always occurred from the month of August of the years 2016, 2017 and 2018 until the carnivals of 2017, 2018 and 2019, and in the last year (after the carnival of 2019) despite having finished the observations, I choose not to leave the field and remain in contact with the subjects. In this movement of the field, the research was basically designed in three large blocks that concern the ethnographic movement of my permanences and itineraries: first block (2016-2017), for a globality, taking into account the bibliographic research and the first entry in the field to locate the place of children in the Samba Schools, which took place through an insertion in the carnival of Florianópolis, and thus define what constituted research in secondary material in the analyzes and capture what would be a field of order more local. The second block (2017-2018) took place through an immersion movement in the mapped and chosen community, which was at Morro da Caixa by the Escola Lord Samba School Copa Lord (where more children participating from the first block were identified) with frequent meetings with the children and also adults who were part of the research, for the construction of the primary material of the research, it became evident how the local dynamics occur from the school's child projects and how the children are inserted and participate in this context. The third block (2018-2019), called emersion, tells of the feedback of the material to those who became interlocutors of the research to deepen questions, and thus, I returned to the field to put the records and field notes in relation to children and adults. to improve the data and constitute the nuclei, starting from the ethnographic data. By internalizing the practices of children in the Samba School, it was possible to realize that the place occupied in this context is defined by the way in which they live and share a community ethos, where in the experience with / of carnival, they participate in the activities in the Samba School, above all by a generational brand, in the composition of families and orders of kinship within the community, they therefore have a direct relationship with the entry of children in child projects. Thus, the Escola de Samba space appears as a producer of local cultures and children's education in a local context. The education of children, in this context, is constituted by elements and aspects specific to that place, founded by the established socio-cultural relations, and are designed by the emergence of / in the field through the nuclei constituted from the regularities found in the data and constituted the third block of research. Regularities that directly affect aspects derived from socio-cultural relations intrinsic to the context of the Samba School and its community. Thus, the education of children at Escola de Samba is organized in the context by educational processes listed through the nuclei that derive from simultaneity actions and the position assumed by the subjects in educational relations, collective actions involving children, families and the community, generational relations in the sharing of knowledge placed by tradition and bodily relations in relation to culture and tradition. From these nuclei, I consider the possibility of conceiving, based on socio-cultural relations in childhood, a pedagogy at the Samba School, which is based on the local knowledge of the subjects who live and participate in the local ethos, but also from culture and tradition. (not static), the result of a history and ancestry marked by this place and territory. The education of children at Escola de Samba comes from knowledge, which is built by the community experience within the Escola de Samba, and also perceived by children from the socio-cultural relationships in which they are inserted. In that order, children relate to different dimensions of themselves and each other in the constitution of this practice. Pedagogy at Escola de Samba is a constantly moving education process, being evidenced and enhanced from the subjectschildren-adults in the relationship and the situated knowledge that children build in the locality of socio-cultural practice. Therefore, it is a pedagogy produced in the place.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216448


Files in this item

Files Size Format View
PEED1504-T.pdf 13.84Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar