Title: | O impacto dos fatores família, escola e trabalho no sucesso escolar em Santa Catarina: um estudo a partir dos dados do Enem de 2015 |
Author: | Santos, Marcos Rogério dos |
Abstract: |
Pesquisas utilizando dados de larga escala têm adquirido cada vez mais notoriedade no cenário educacional contemporâneo. A partir dessas bases, é possível identificar os sujeitos sociais e suas biografias e percursos no sistema de ensino; em outras palavras, apontar fatores que contribuem para o sucesso ou fracasso escolar indicando, assim, elementos para avaliar ou reavaliar políticas educacionais. O presente estudo busca identificar fatores promotores de impacto no desempenho escolar entre os estudantes que participaram do ENEM. Derivando da clássica tese ?quem faz diferença? A escola ou a família??, reformulou-se um novo questionamento a partir do contexto do ENEM, isto é: o que faz diferença no desempenho dos estudantes: a família, a escola ou o trabalho? A pesquisa utiliza informações decorrentes do questionário do ENEM, preenchido por todos os candidatos. A pesquisa se concentrou na versão ENEM 2015, que teve 7.746.427 inscritos em âmbito nacional, e nos participantes de Santa Catarina (162.874). Foram realizados filtros: inscritos em Santa Catarina, com percurso escolar construído em escolas públicas, com pontuações calculadas para todas as disciplinas, e que tivessem concluído o Ensino Médio sem nunca estarem em situação de fracasso escolar (repetência, distorção idade-série e evasão escolar), totalizando uma amostra de 7.870 participantes. A partir das questões do questionário ENEM, divididas em blocos (perfil, escola, família e trabalho), foram processadas as medidas estatísticas (análise descritiva, análise fatorial e análise de regressão estatística) para explicar o peso das variáveis independentes (escola, família e trabalho) sobre o desempenho (variável dependente) no exame do ENEM. Os resultados apontaram, em primeiro plano, o peso (negativo) da variável trabalho (ter trabalhado ou estar trabalhando) no desempenho do ENEM, assim como sexo, renda e raça/cor; fatores positivos ao desempenho que tiveram destaque foram possuir computador e acesso à internet; condições familiares, como escolaridade e ocupação dos pais tiveram pouca expressão, apesar de serem positivos. Do ponto de vista teórico e conceitual, foram resgatadas a história da Educação e as questões que analisam o fracasso escolar nas instâncias da Educação Básica, concentrando-se principalmente em conceitos de Pierre Bourdieu. Abstract: Research using large-scale data has acquired more and more notoriety in the contemporary educational scenario. From these bases it is possible to identify the social subjects and their biographies and paths in the education system; in other words, to point out factors that contribute to school success or failure, thus indicating elements to evaluate or reevaluate educational policies. This study seeks to identify factors that promote impact on school performance, among students who participated in ENEM. Deriving from the classic thesis ?who makes a difference? The school or the family? ?We reformulate a new question from the context of ENEM, that is: what makes a difference in the performance of students: family, school or work? The survey uses information from the ENEM questionnaire, completed by all candidates. We focused on the ENEM 2015 version, which had 7,746,427 subscribers nationwide, and participants from Santa Catarina (162,874). Filters were made: enrolled in Santa Catarina, with a school path built in public schools, with scores calculated for all subjects, and who had completed high school without ever being in school failure (repetition, age-grade distortion and school dropout) ), totaling a sample of 7. 870 participants. From the questions in the ENEM questionnaire, divided into blocks (profile, school, family and work), we processed statistical measures (descriptive analysis, factor analysis and statistical regression analysis) to explain the weight of the independent variables (school, family and work) on performance (dependent variable) in the ENEM exam. The results showed, in the foreground, the (negative) weight of the variable work (having worked or being working), in the performance of ENEM, as well as sex, income and race / color; positive performance factors that stood out were having a computer and internet access; family conditions, such as education and parents' occupation, had little expression, despite being positive. From the theoretical and conceptual point of view, we recover the history of Education and the questions that analyze school failure in the instances of Basic Education, focusing mainly on Pierre Bourdieu's concepts. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216447 |
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PEED1503-T.pdf | 3.662Mb |
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