O riso como experiência formativa em Nietzsche: a vida como obra de arte

DSpace Repository

A- A A+

O riso como experiência formativa em Nietzsche: a vida como obra de arte

Show full item record

Title: O riso como experiência formativa em Nietzsche: a vida como obra de arte
Author: Lorenzini, Stefania Peixer
Abstract: Esta tese deseja refletir, honesta e francamente, sobre o riso presente nas obras Assim Falou Zaratustra e A Gaia Ciência do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, enquanto uma força formativa que por meio da experiência produz a suspeita, a dúvida e o deslocamento do sujeito de suas próprias verdades, relacionando sua potencialidade com as teses foucaultianas da Atitude Crítica como prática ética. As normatividades contextuais a que estamos submetidos estariam, nesse sentido, sendo regidas criticamente por uma formação que levaria os sujeitos a práticas de liberdade, pautadas por uma estética da existência, ou seja, a vida que pode se constituir como obra de arte. Uma contribuição, bastante subjetiva e pouco convencional, para o campo da educação, considerando o riso como essa força que pode servir a formação dos sujeitos, inspirada pela nossa capacidade de fazer escolhas.Abstract: This thesis wishes to reflect honestly and frankly the laughter present in the works Thus Spoke Zarathustra and The Gay Science of the german philosopher Friedrich Nietzsche, as a formative force that through the experience produces the suspect, the doubt and the displacement of the subject of its own truths, relating its potentiality with the foucauldian theses of Critical Attitude as an ethical practice. The contextual normativities to which we are subjected would be, in this sense, being governed critically by a formation that leads the subjects to the practices of freedom, guided by an aesthetic of the existence, that is the life that can be constituted as a work of art. A contribution quite subjective and unconventional to the field of education, considering laughter as that force that can serve the formation of subjects, inspired by our ability to make choices.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216144
Date: 2020


Files in this item

Files Size Format View
PEED1516-T.pdf 1.014Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar