Title: | A teoria do fetichismo em Karl Marx e as suas interpretações entre os estudiosos da educação brasileira |
Author: | Bueno, Juliane Zacharias |
Abstract: |
A presente tese de doutoramento possui como desígnio versar sobre as reverberações do conceito de fetichismo traçado por Karl Marx em sua obra O Capital na produção científica brasileira na área da educação. A pesquisa desenvolveu-se em duas frentes: a primeira centrouse no estudo do fetichismo com base na referida obra e em estudiosos que por ventura pudessem contribuir para a elucidação desta temática, e a segunda foi dedicada a uma minuciosa varredura nas publicações verificadas na última década procurando desvendar o tratamento dado a este conceito na área da educação. As interpretações predominantes na produção científica foram cotejadas à obra marxiana e analisadas com o intuito de desvendar as bases teóricometodológicas e estratégico-políticas que alimentam tais exegeses. Os resultados alcançados na primeira frente da pesquisa demonstraram a relevância da compreensão do conceito de fetichismo com base em procedimentos analíticos que considerem o contexto teórico no qual este se insere, ou seja, compreendendo-o como componente de um universo categorial sem o qual ele carece de sentido. Também foi possível verificar que este conceito se encontra imerso em uma teoria geral sobre o modo de produção capitalista. Neste ínterim, o fetichismo, tal como conferido nesta obra, constitui-se como fenômeno necessariamente presente nas sociedades onde predominam este modo de produção. E, fundamentalmente, os estudos realizados levam a crer que, por inferência, o fetichismo constituir-se-ia não somente como fetichismo da mercadoria, ou como fetichismo do dinheiro, tal como conferido na primeira seção desta obra, mas, em sua forma geral, como fetichismo do capital, revelando-se em sua totalidade como a própria subsunção da vida social ao capital. Os resultados obtidos na segunda frente de investigação evidenciaram uma significativa heterogeneidade de interpretações acerca deste conceito marxiano, abarcando correlações com os conceitos de alienação, bem como concebendo-o como fenômeno eminentemente subjetivo, próprio da consciência que concebe a realidade de forma falseada ou fantasiosa. Foi possível também observar expressividade na caracterização da educação escolar como instrumento mediador de condições, ou até mesmo como meio privilegiado, para a superação do fetichismo. Por fim, comprovou-se por meio desta pesquisa que subjaz às perspectivas teórico-educacionais investigadas, senão na sua integralidade pelo menos em sua imensa maioria, concepções estratégico-políticas que, conscientemente ou não, divergem frontalmente da teoria no interior da qual se caracteriza o fetichismo. Abstract: The purpose of this doctoral thesis is to examine the reverberations of the concept of fetishism, as outlined by Karl Marx in Das Kapital, in the Brazilian scientific production on education. The research was developed in two parts: the first focused on the study of fetishism based on the aforementioned work and on scholars who might contribute to the elucidation of this theme, and the second was dedicated to a thorough analysis of publications over the last decade, seeking to determine how this concept is treated in the field of education. The prevailing interpretations in the scientific production were compared to the Marxian work and analyzed in order to uncover the theoretical-methodological and strategic-political bases that feed such exegeses. The results achieved in the first part of the research showed the importance of understanding the concept of fetishism based on analytical procedures that take into account the theoretical context within which it takes place, that is, it should be understood as a component of a categorical universe without which it has no meaning. The concept was found to be embedded in a general theory about the capitalist mode of production. Meanwhile, fetishism, as described in this work, is a phenomenon necessarily present in societies where this mode of production predominates. And, fundamentally, the studies carried out allow us to infer that fetishism should be understood not only as the fetishism of commodity, or the fetishism of money, as described in the first section of this work, but rather in its general form, as the fetishism of capital, revealing itself in its entirety as the very subsumption of social life to capital. The results obtained in the second part of the investigation showed significant heterogeneity in the interpretations of this Marxian concept, including correlations with the concepts of alienation, rendering it as an eminently subjective phenomenon, typical of the consciousness that conceives reality in a distorted or fanciful way. Also expressive was the characterization of school education as an instrument to mediate conditions, or even as a privileged means, to overcome fetishism. Finally, this research showed that underlying the theoretical and educational perspectives investigated are strategic-political conceptions that, whether consciously or not, diverge head-on from the theory within which fetishism is characterized. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216105 |
Date: | 2020 |
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