A organização do tempo em uma escola pensada para a infância na perspectiva das crianças, familiares e professoras do ensino fundamental

DSpace Repository

A- A A+

A organização do tempo em uma escola pensada para a infância na perspectiva das crianças, familiares e professoras do ensino fundamental

Show full item record

Title: A organização do tempo em uma escola pensada para a infância na perspectiva das crianças, familiares e professoras do ensino fundamental
Author: Junckes, Cris Regina Gambeta
Abstract: A presente pesquisa, em nível de doutorado, apresenta a análise dos parâmetros teórico-práticos que sustentam o modo de organizar o tempo escolar e busca perceber a forma como o direito à infância é respeitado no cotidiano de crianças estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, levando em consideração a perspectiva das próprias crianças e dos demais sujeitos que estão a sua volta, como suas professoras e familiares. A opção teórico-metodológica utilizada aproxima-se de um estudo de caso do tipo etnográfico (ANDRÉ, 2009), desenvolvido em uma escola de Florianópolis/SC, organizada como uma associação entre pais e professores, sem fins lucrativos, que fundamenta sua prática nos princípios da gestão democrática. Esta escola tem como particularidade defender as especificidades da infância, privilegiando os direitos de aprender, brincar, interagir e se expressar com liberdade. Ela possui como slogan ser um lugar para viver a infância. Dentre os procedimentos metodológicos desenvolvidos destacam-se: estudo documental do acervo da escola que foi campo de pesquisa; observação do cotidiano escolar de dois grupos de crianças, estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e rodas de conversa com as crianças, no decorrer do ano de 2018; registros escritos no caderno de campo; registros fotográficos do espaço escolar e de práticas pedagógicas observadas; entrevistas com profissionais da escola e familiares das crianças; além da participação especial das crianças dos 4º e 5º anos, por meio de registros fotográficos de lugares que para elas eram importantes na escola, considerados como ?lugares da infância?. As informações geradas nesse percurso foram reunidas e organizadas em categorias a partir da técnica de análise de conteúdo e ficaram assim definidas: 1) a organização do tempo coletivo: as práticas que instigam a participação na gestão escolar; 2) a organização do tempo escolar a partir da ação docente: o tempo planejado e mediado pelas professoras; 3) a organização do tempo das crianças do Ensino Fundamental: os tempos de estudo, o tempo livre e o tempo compartilhado. Observou-se que o tempo vivido na escola pode ser otimizado quando as estratégias pedagógicas planejadas e efetuadas levam em consideração os interesses e diferentes formas das crianças expressarem seus conhecimentos e questionamentos sobre os temas de estudo pautados no cotidiano. O tempo de estudo, individual e compartilhado, se configurou como oportunidade de a criança demonstrar o conhecimento adquirido e perceber o que precisa ser aprimorado. O tempo livre, de brincar no pátio, é considerado pelas crianças, professoras e familiares como um tempo especial de brincadeiras, de interação social e de formação humana. Com base nos dados gerados no decorrer da pesquisa, é possível concluir que os principais tempos que fazem parte do contexto escolar, na perspectiva dos sujeitos participantes dessa pesquisa, referem-se aos tempos de criação, do uso da imaginação, da interação com a natureza, com os sujeitos que fazem parte do coletivo escolar e com os conhecimentos estruturados. Esses tempos configuram o tempo vivido pelas crianças na escola e são aqui considerados como tempos especiais de viver a infância.Abstract: This research, at the doctoral level, presents the analysis of theoretical and practical parameters that support the way of organizing school time and seeks to understand how the right to childhood is respected in the daily lives of children students of the 4th and 5th years of Education Fundamental, taking into account the perspective of the children themselves and the other subjects around them, such as their teachers and family members. The theoretical-methodological option used is similar to an ethnographic case study (ANDRÉ, 2009), developed in a school in Florianópolis / SC, organized as a non-profit association between parents and teachers, which bases its practice on principles of democratic management. This school has the particularity of defending the specificities of childhood, privileging the rights to learn, play, interact and express themselves with freedom. It has asits slogan to be a place to live childhood. Among the methodological procedures developed, the following stand out: documentary study of the school collection that was a research field; observation of the school routine of two groups of children, students of the 4th and 5th years of elementary school and conversation circles with the children, during 2018; records written in the field notebook; photographic records of the school space and observed pedagogical practices; interviews with school professionals and children's families; in addition to the special participation of children from the 4th and 5th years, through photographic records of places that were important to them at school, considered as 'places of childhood'. The information generated in this course was gathered and organized into categories based on the content analysis technique. and were defined as follows: 1) the organization of collective time: the practices that instigate participation in school management; 2) the organization of school time from the teaching action: the time planned and mediated by the teachers; 3) the organization of children's time in elementary school: study times, free time and shared time. It was observed that the time spent at school can be optimized when the pedagogical strategies planned and carried out take into account the interests and different ways of the children to express their knowledge and questions about the study themes based on daily life. The study time, individual and shared, was configured as an opportunity for the child to demonstrate the knowledge acquired and realize what needs to be improved. Free time, playing in the courtyard, is considered by children, teachers and family members as a special time for playing, social interaction and human formation. Based on the data generated in the course of the research, it is possible to conclude that the main times that are part of the school context, in the perspective of the subjects participating in this research, refer to the times of creation, the use of imagination, the interaction with nature , with the subjects that are part of the school collective and with structured knowledge. These times configure the time lived by children at school and are considered here as special times to live childhood.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216061
Date: 2020


Files in this item

Files Size Format View
PEED1484-T.pdf 10.52Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar