Uma estratégia para aprendizagem significativa: estudo das propriedades da luz através de experimentos de baixo custo para o ensino médio

DSpace Repository

A- A A+

Uma estratégia para aprendizagem significativa: estudo das propriedades da luz através de experimentos de baixo custo para o ensino médio

Show full item record

Title: Uma estratégia para aprendizagem significativa: estudo das propriedades da luz através de experimentos de baixo custo para o ensino médio
Author: Rippel, Cassiana Barreto
Abstract: Este trabalho relata a busca de evidências de aprendizagem significativa através da aplicação de uma proposta didática abordando tópicos de óptica e das propriedades da luz. A metodologia foi aplicada em uma turma do segundo ano do ensino médio, em uma escola estadual situada no município de Treze de Maio - SC. A finalidade é promover a integração entre a teoria e a prática, com foco em uma aprendizagem significativa, conforme proposto por Ausubel, despertando nos alunos o interesse pela Física. Para tanto, foi produzida uma sequência didática que conta com a parte teórica intercalada de várias práticas experimentais ao longo do processo de aprendizagem. Algumas atividades experimentais serviram de organizadores prévios, com a intenção de conectar os conhecimentos prévios existentes na estrutura cognitiva dos alunos com os subsunçores necessários para o entendimento do material proposto. A fim de contornar a deficiência estrutural das escolas em termos de laboratório, foram propostos experimentos com materiais alternativos ou de baixo custo. Os instrumentos de coleta de dados e verificação da aprendizagem ocorreram através de um questionário aplicado antes e depois da proposta didática, da observação da professora ao comportamento investigativo dos alunos e de registros de atividades em sala de aula. As análises qualitativa e quantitativa dos resultados mostram uma evolução conceitual para todos os assuntos abordados, evidenciando o resultado positivo desta metodologia. Foi possível perceber também que os alunos interagiram mais e obtiveram melhor desempenho quando as práticas experimentais foram construídas e executadas por eles mesmos, e não apenas demonstrativas.Abstract: This dissertation report the search for evidences of meaningful learning through application of ditactic proposal approaching topics of optics and light properties. The methodology was applied in a second year class of High School in a public school located at Treze de Maio-SC. The objective is to promote the integration between the theory and practice, focusing in meaningful learning, as proposed by Ausubel, arousing interest in physics to students. However it was made a following teaching that includes theory merged into many experimental practices throughout the learning process. Some experimental activities were to classify as previous organizers, with the intention of linking previous knowledge in the cognitive structure of the students with the necessary subsunitors for understanding of the proposed material. For the purpose of cover the lag structural of schools in terms of laboratory, experiments using alternative or low cost materials were proposed. The instruments of data collection and learning verification occur through a quiz applied before and after the ditactic proposal, upon the teacher?s observation of student?s investigative behavior and files of assignments in class. The quantitative and qualitative data analyzes show a significant evolution for all subjects applied, evidencing the positive results of this methodology. Also it was possible realize that the students had more interaction and achieved better development when the experimental practices were made and executed by themselves and not just demonstrated.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216059
Date: 2020


Files in this item

Files Size Format View
PPEF-A0026-D.pdf 1.910Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar