Title: | A experiência de trabalhadores migrantes na ocupação Contestado em São José/SC |
Author: | Silva, Lyn |
Abstract: |
O objeto de estudo desta dissertação de mestrado refere-se à experiência de trabalhadores migrantes na Ocupação Contestado, na cidade de São José - SC, iniciada no ano de 2012, diante dos processos históricos e contemporâneos de expropriação e exploração. Buscamos compreender a dinâmica histórica das expropriações e revelar suas conexões com a questão da migração, considerando o movimento migratório em direção à Grande Florianópolis e destacando sua relação com as lutas por moradia. Analisamos a experiência e situação de vida dos migrantes na Ocupação, no que se refere ao trabalho, moradia e escolarização, bem como a organização, ação coletiva e educação. A pesquisa foi feita com base em observação, realização de entrevistas, além de estudo documental e teórico. Com base nas entrevistas, apresentamos quatro trajetórias de trabalhadoras migrantes, as quais revelaram sua experiência como trabalhadoras, migrantes, mães e participantes do processo político-educativo constituinte da Ocupação. Concluímos que a Ocupação Contestado é expressão, por um lado, do processo de expropriação e exploração no trabalho, da ausência de moradia e da violência policial. De outro lado, revela a indignação e a capacidade de luta dos trabalhadores que passam a se organizar. Esse processo forja uma experiência de vida com caráter educativo, levando-nos a afirmar que a ocupação educa. Abstract: The object of study of this master's dissertation refers to the experience of migrant workers in Contested Occupation, in the city of São José - SC, started in 2012, facing the historical and contemporary processes of expropriation and exploitation. We seek to understand the historical dynamics of expropriations and to reveal their connections with the issue of migration, considering the migratory movement towards Greater Florianópolis and highlighting its relationship with the struggles for housing. We analyzed the experience and life situation of migrants in the Occupation, regarding work, housing and schooling, as well as the organization, collective action and education. The research was based on observation, interviews, and documentary and theoretical study. Based on the interviews, we present four trajectories of migrant workers, which revealed their experience as workers, migrants, mothers and participants in the political-educational process that constitutes the Occupation. We conclude that Contested Occupation expresses, on the one hand, the process of expropriation and exploitation at work, homelessness and police violence. On the other hand, it reveals the indignation and fighting capacity of the workers who are organizing themselves. This process forges an educational life experience, leading us to claim that occupation educates. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215777 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1469-D.pdf | 3.523Mb |
View/ |