Cultura local em textos de documentos curriculares: conceitos e interfaces com demais saberes escolares

DSpace Repository

A- A A+

Cultura local em textos de documentos curriculares: conceitos e interfaces com demais saberes escolares

Show full item record

Title: Cultura local em textos de documentos curriculares: conceitos e interfaces com demais saberes escolares
Author: Souza, Adão de
Abstract: A pesquisa tem como tema central a cultura local no currículo de redes públicas de ensino de Santa Catarina. O objetivo foi explorar representações indicativas de aproximação ao conceito de cultura local em documentos curriculares dessas redes, em especial, no texto da Proposta Curricular de SC, publicado em 2014. Os objetivos específicos foram: compreender, com base em referenciais teóricos do campo do currículo, aspectos da cultura local, relacionados com conhecimento/saber escolar; mapear nos seus textos curriculares elementos teóricos relacionados ao conceito de cultura local; identificar como a cultura cabocla, entendida como cultura local, aparece contemplada nos textos, especialmente no município de Lebon Régis. No percurso metodológico, orientado por abordagens da pesquisa qualitativa, foram realizados estudos teóricos ligados ao tema/problema e análise documental mediante leitura e exploração de textos oficiais. Os documentos analisados foram: Proposta Curricular de Santa Catarina (2014), disponibilizado nos arquivos de pesquisa do Grupo Itinera e em documentos curriculares da Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes, do município de Lebon Régis. A leitura e a análise dos documentos foram realizadas com base em Bardin (1977), utilizando-se como critérios de referência empírica os seguintes descritores ou categorias: currículo, conhecimento, cultura, cultura local e multiculturalismo. Os referenciais teóricos do campo do currículo utilizados na dissertação foram: Moreira e Candau (2008), Lopes e Macedo (2011) e Silva (2001), além dos textos das Diretrizes Curriculares da Educação Básica (2013) e da Proposta Curricular de Santa Catarina (2014). Dentre os principais resultados, destacam-se: nos referidos textos da política curricular, encontram-se vários registros sobre o conceito de cultura local; suas definições se mostram convergentes com o que é formulado e proposto pelos referencias teóricos; os documentos indicam a necessidade de integração curricular dos conhecimentos da cultura local com os demais saberes escolares.Abstract: The main theme of this research is the local culture in the curriculum of public school networks of Santa Catarina. The objective was to explore indicative representations of the concept of local culture in curriculum documents of these networks, mainly, in the Curricular Proposal of SC text, published in 2014. The specific objectives were: to comprehend, based on theoretical references of the curriculum field, local culture aspects, related with school knowledge, mapping in its curriculum texts theoretical elements related to the concept of the local culture; to identify as cabocla culture, understood as the local culture, presented in the texts, especially in the municipality of Lebon Regins. In the methodological course, guided by qualitative research approaches, theoretical studies related to the subject/problem and documentary analysis were carried out by reading and exploring official texts. The analyzed documents were: Curricular Proposal of Santa Catarina (2014), available in the research archives of Itinera Grup and in curricular documents of the Nossa Senhora de Lourdes Municipal School, in the municipality of Lebon Régis. The reading and analysis of the documents were done based in Bardin (1977), using as empirical reference criteria the following descriptors or categories: Curriculum, knowledge, culture, local culture and multiculturalism. The theoretical references of the field of curriculum used in the dissertation were: Moreira and Candau (2008), Lopes and Macedo (2011) and Silva (2001), besides the texts from the Basic Education Curriculum Guidelines (2013) and from the Curricular Proposal of Santa Catarina (2014). Among the main results, it is highlighted: in these texts of the curricular policy, there are several records on the concept of local culture; its definitions are converging with what is formulated and proposed by the theoretical references, the documents indicate the necessity of curricular integration with the local culture knowledge and the other school knowledge.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215768
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View
PEED1434-D.pdf 1.059Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar