Title: | A posição do discurso autoral de professoras de língua portuguesa diante da avaliação externa em larga escala |
Author: | Almeida, Ione de Carvalho |
Abstract: |
Esta pesquisa teve por objetivo principal verificar se a avaliação externa em larga escala influencia a posição autoral da professora de língua portuguesa do ensino fundamental municipal de Blumenau ao operar o currículo. O Círculo de Bakhtin se tornou a teoria base para a efetivação do trabalho, sobretudo no que concerne à constituição da comunicação discursiva e ao sentido da pesquisa em Ciências Humanas. A metodologia empregada, por esta razão, se materializou como sendo a de análise dialógica do discurso, que tem como princípio analisar o discurso dos sujeitos nas situações concretas das quais emerge e com as quais estabelece relações dialógicas. O corpus discursivo constituiu-se de três estratégias para coleta de dados: delineamento do perfil profissional, escrita de três narrativas com roteiro pré-orientado e uma observação na sala de aula. Os instrumentos foram submetidos às participantes paulatinamente, no decorrer de quatro meses. Os dados oriundos dos instrumentos foram submetidos à análise, e seu entrecruzamento mostrou, por um lado, a apresentação de um posicionamento autoral do ato pedagógico; por outro, pela pressão de obtenção de resultados positivos na prova externa, uma proteção de possíveis reações-respostas diante desses resultados. O caminho da responsabilização à culpabilização da professora pelos resultados obtidos nesse evento (Prova Brasil) também se mostrou estreito. Abstract: The aim of this research was to verify if an external large scale assessment influences the authorial position of the Portuguese Teacher of the junior high school in the municipal schools in the city of Blumenau regarding their performance of the syllabus. The base theory was the Bakhtin Circle, in what concerns the constitution of the discursive communication and the meaning of the research in Human Sciences. The methodology used was dialogic discourse analysis, whose principle is to analyze the discourse of the subjects in such concrete situations from which it originates and with which it establishes dialogic relations. The discursive corpus of this research is made of three instruments of data production: professional profile, writing of three narratives with a pre-oriented guideline and one observing class. The instruments were gradually sent to the participants over 4 months. Such data originated from the instruments were sent to analysis. The tangling of the data showed, on one hand, the presentation of an authorial attitude of the pedagogic act, and, on the other hand the pressure to obtain positive results in the external assessment, a protection of possible reaction-responses towards such results. The line between a teacher being considered liable or guilty for the results obtained in such event (Prova Brasil) is rather narrow. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215467 |
Date: | 2019 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1440-D.pdf | 3.122Mb |
View/ |