"O homem será o que à criança lhe transmitir...": representações de criança na Série Fontes (Santa Catarina - décadas de 1920-1930)

DSpace Repository

A- A A+

"O homem será o que à criança lhe transmitir...": representações de criança na Série Fontes (Santa Catarina - décadas de 1920-1930)

Show full item record

Title: "O homem será o que à criança lhe transmitir...": representações de criança na Série Fontes (Santa Catarina - décadas de 1920-1930)
Author: Nazário, João Dimas
Abstract: A pesquisa se situa na área da História da Educação, numa perspectiva da História Cultural. O objetivo é verificar representações de criança enunciadas (que estão relacionadas com seu contexto - proferidas e expressas) nas lições dos livros de leitura da Série Fontes, organizados pelo Henrique da Silva Fontes, que estiveram em circulação entre as décadas de 1920 a 1950, nas escolas públicas primárias do estado de Santa Catarina. Esses livros eram destinados a crianças de sete a doze anos de idade, estudantes da 1ª a 4ª série naquela época, anunciavam o empenho em torná-las salvadoras da pátria, enquanto cidadãos do futuro. A pesquisa se desenvolveu pelo caminho metodológico da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). A amostra é assim composta: Primeiro Livro de Leitura, Segundo Livro de Leitura; Terceiro Livro de Leitura e Quarto Livro de Leitura. Como referencial teórico-metodológico, se optou: pelos estudos sobre representação embasados nos conceitos de Chartier; pelas teorizações de Bardin (2016) quanto à análise de conteúdo; pelos discursos de Fiori, Dallabrida e Teive, sobre aspectos relacionados à história da educação pública do estado de Santa Catarina. Ainda se fez uso dos estudos de Ariés, Gondra, Kuhlmann Jr., Fernandes, Veiga e Del Priore. Os resultados indicam que as lições contidas nesses livros (re)produziam e circulavam conteúdos relacionados as categorias à religião, moral, saúde, higiene, obediência, trabalho, disciplina, esperança, solidariedade, responsabilidade, dentre outros. Tais conteúdos caracterizam representações que apontam a produção de uma criança vistas como possibilidade sendo preparada para a adultez com base em lições moralizadoras, vista paradoxalmente nas condições de inferioridade e possibilidade.Abstract: The research is located in the area of the History of Education, in a perspective of Cultural History. The objective is to verify representations of children enunciated (which are related to their context - uttered and expressed) in the lessons of the Fontes Series reading books, organized by Henrique da Silva Fontes, which were in circulation between the 1920s and 1950s. primary public schools in the state of Santa Catarina. These books were intended for seven- to twelve-year-olds, students in grades 1-4 at that time, announced their commitment to make them saviors of their homeland as citizens of the future. The research was developed along the methodological path of content analysis (BARDIN, 2016). The sample is composed as follows: First Reading Book, Second Reading Book; Third Reading Book and Fourth Reading Book. As a theoreticalmethodological reference, we opted for: studies on representation based on Chartier concepts; by Bardin (2016) theorizations regarding content analysis; by the speeches of Fiori, Dallabrida and Teive, on aspects related to the history of public education in the state of Santa Catarina. It was also made use of the studies of Ariés, Gondra, Kuhlmann Jr., Fernandes, Veiga and Del Priore. The results indicate that the lessons contained in these books (re) produced and circulated content related to the categories of religion, morals, health, hygiene, obedience, work, discipline, hope, solidarity, responsibility, among others. Such contents characterize representations that point to the production of a child seen as a possibility being prepared for adulthood based on moralizing lessons, paradoxically seen in the conditions of inferiority and possibility.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215367


Files in this item

Files Size Format View
PEED1470-T.pdf 2.735Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar