Contratação temporária de professores na Grande Florianópolis: condições de trabalho, formação e valorização dos professores

DSpace Repository

A- A A+

Contratação temporária de professores na Grande Florianópolis: condições de trabalho, formação e valorização dos professores

Show full item record

Title: Contratação temporária de professores na Grande Florianópolis: condições de trabalho, formação e valorização dos professores
Author: Toebe, Jonas Curt
Abstract: Com as mudanças no mundo do trabalho identificadas com o sistema do capital, os professores têm sentido impactos diretos em relação a sua atividade, porque tal exercício implica na formação dos trabalhadores alinhados com a racionalidade do mercado capitalista. Para além disso, as contratações temporárias de professores contribuem para uma lógica ainda mais alienante da atividade pela alta taxa de rotatividade de professores nas escolas. A presente dissertação se constitui como uma investigação empírica das contratações de professores temporários (ACTs) no Ensino Médio da rede pública de Santa Catarina, delimitado na Grande Florianópolis, orientada teoricamente pela concepção do materialismo dialético na qual as relações humanas estão permeadas por uma totalidade de categorias em constante movimento. Com subsídios da ontologia de György Lukács (1885-1971), entre outros autores, a dissertação teve como objetivo geral o de caracterizar a forma de contratação dos professores ACTs com as condições atuais de atividade docente e as contradições da própria práxis educativa na lógica do capital. Nessa direção, apresentam-se alguns aspectoschave para pensar as contratações temporárias, entre eles algumas reflexões em relação ao trabalho na forma do capital e as transformações históricas da atividade docente, a formação dos professores e as condições de trabalho dos professores temporários. Também se realizaram análise de diferentes documentos que legitimam a atividade docente no contexto desta forma de contratos. Por meio do estudo realizado, compreende-se que esta forma de contratação de professores adquiriu um caráter permanente, contribuindo sobremaneira para a precarização e a fragmentação desta atividade.Abstract: With the changes in the world of work identified with the capital system, teachers have felt direct impacts in relation to their activity, because such exercise implies the formation of workers aligned with the rationality of the capitalist market. In addition, temporary teacher hiring contributes to an even more alienating logic of activity due to the high turnover rate of teachers in schools. The present thesis constitutes as an empirical investigation of the hiring of temporary teachers (ACTs) in the public high school of Santa Catarina, delimited in Florianópolis region, theoretically oriented by the conception of the dialectical materialism in which the human relations are permeated by a totality of categories in constant motion. With subsidies from György Lukács (1885-1971) ontology, among other authors, the thesis had as its general objective to characterize the form of hiring temporary teachers with the current conditions of teaching activity and the contradictions of the educational praxis itself in the logic of capital. In this sense, some key aspects for thinking about temporary hiring are presented, among them, some reflections on work in the form of capital and the historical transformations of teaching activity, the formation of teachers and the working conditions of temporary teachers. Analysis of different documents that legitimize teaching activity in the context of this form of contracts was also performed. Through the study, it is understood that this form of teacher hiring has acquired a permanent character contributing greatly to the precariousness and fragmentation of this activity
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215257


Files in this item

Files Size Format View
PEED1468-D.pdf 2.072Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar