Pedagogia nietzschiana (uma tentativa)

DSpace Repository

A- A A+

Pedagogia nietzschiana (uma tentativa)

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Hardt, Lúcia Schneider
dc.contributor.author Martins, Vilmar
dc.date.accessioned 2020-10-21T21:14:22Z
dc.date.available 2020-10-21T21:14:22Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.other 362286
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215228
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
dc.description.abstract Esta tese resulta de uma pesquisa que se propôs a buscar os elementos constitutivos de uma pedagogia nietzschiana, ancorada na concepção de humano enquanto devir, transvaloração de todos os valores como objetivo e perspectivismo como método. A pesquisa analisou a crítica de Nietzsche à concepção de sujeito, seus desdobramentos em uma crítica ao humanismo e, a partir desta crítica, buscou traçar possibilidades pedagógicas perpassando o corpus filosófico nietzschiano que nos ensina a pensar e agir considerando a provisoriedade, as contingências e circunstâncias dos processos formativos. A pesquisa reconhece que Nietzsche não pensou uma Pedagogia ou um Método Pedagógico, mas deixou um legado que a tese converteu em indagação: que elementos na filosofia de Nietzsche torna possível pensar uma pedagogia a partir de Nietzsche?<br>
dc.description.abstract Abstract : This thesis results from a research that sought to look for the constituent elements of a Nietzschean pedagogy, anchored in the conception of human as a becoming, transvaluation of all values as objective and perspectivism as method. The research analyzed Nietzsche's critique of the subject's conception, its unfolding in a critique of humanism and from this critique, he sought to trace pedagogical possibilities through the Nietzschean philosophical corpus that teaches us to think and act considering the provisionality, contingencies and circumstances of educational processes. The research acknowledges that Nietzsche did not think of a Pedagogy or a Pedagogical Method, but left a legacy that in the thesis became an inquiry: what elements in Nietzsche's philosophy makes it possible to think of a pedagogy from Nietzsche? en
dc.format.extent 206 p.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Educação
dc.subject.classification Educação
dc.subject.classification Humanismo
dc.subject.classification Sujeito (Filosofia)
dc.title Pedagogia nietzschiana (uma tentativa)
dc.type Tese (Doutorado)


Files in this item

Files Size Format View
PEED1408-T.pdf 1.284Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar