Title: | Para além do trágico? : desafios para pensar a perspectiva histórico-cultural na base nacional comum curricular no campo do teatro no ensino fundamental I |
Author: | Fernandes, Matheus Vinícius de Sousa |
Abstract: |
Lev Semyonovich Vigotski (1896- 1934) dedicou boa parte de sua vida para o teatro. Discorreu, em seus aportes, acerca do teatro na educação e soube mediar com pertinência, conceitos base para se pensar a arte teatral na Rússia. São princípios e pressupostos que se fazem atuais para se pensar a educação em Arte e o Teatro na Educação no Brasil (criação, imaginação, vivência, dentre outros). Esta pesquisa, de cunho bibliográfico e documental, busca apreender, no contexto da obra de Vigotski, as suas contribuições sobre arte teatral e linguagem artística e os possíveis desdobramentos para o exercício da docência em teatro na educação básica e o lugar da mediação e criação no âmbito escolar. Logo, problematizamos, no projeto, o espaço para pensar a criação da criança pertencente ao Ensino Fundamental I no Brasil e do papel do docente em Arte (campo específico do Teatro), no documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de lançar um olhar para a BNCC, de modo a circunscrever dissonâncias para a efetiva educação em Teatro, na análise do documento em seu processo de implementação e em diálogo com a Teoria Histórico-Cultural. Portanto, a pesquisa busca contribuir com a produção do conhecimento na área da Pedagogia do Teatro e da Educação, questionando o caráter meritocrático, mensuratório e multiculturalista do documento Base Nacional Comum Curricular na área de Arte ? Teatro, documento que norteará a elaboração dos currículos em todo o território nacional. Abstract: Lev Semyonovich Vigotski (1896-1934) devoted much of his life to theater. He spoke in his contributions about theater in education and knew how to mediate with pertinence, basic concepts for thinking the theatrical art in Russia. These are principles and assumptions that are current to think about art education and theater in education in Brazil (creation, imagination, experience, among others). This research, of bibliographic and documentary nature, seeks to apprehend, in the context of Vigotski's work, his contributions about theatrical art and artistic language and the possible consequences for the exercise of teaching in theater in basic education and the place of mediation and creation in school environment. Therefore, we problematized, in the project, the space to think about the creation of the child belonging to Elementary School I in Brazil and the role of the teacher in Art (specific field of Theater) in the document Common National Curriculum. It is a matter of taking a look at the BNCC, in order to circumscribe dissonances for effective theater education, in the analysis of the document in its implementation process, in dialogue with the Historical-Cultural Theory. Therefore, The research seeks to contribute to the production of knowledge in the area of Theater Pedagogy and Education, questioning the meritocratic, measurable and multiculturalist character of the document Common National Curriculum in the area of Art - Theater, a document that will guide the preparation of curricula in all over the national territory. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214999 |
Date: | 2019 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1458-T.pdf | 2.645Mb |
View/ |