Arte, infância e práticas pedagógicas: o que dizem as teses e dissertações?

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Title: Arte, infância e práticas pedagógicas: o que dizem as teses e dissertações?
Author: Vieira, Érica Rodrigues
Abstract: O presente estudo tem por objetivo geral compreender se e como a arte, a infância e as práticas pedagógicas se expressam em teses e dissertações publicadas no Portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), na área da Educação e afins, tais como a Psicologia e o campo das Artes, entre os anos de 2005 a 2016, de professores/pesquisadores com formação inicial em Pedagogia que atuam diretamente com a infância (educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental). Dessa maneira, tem como propósito apreender como a arte é concebida e empreendida na escola, com crianças, em pesquisas realizadas na área da educação e em áreas correlacionadas. Assim, deu-se visibilidade aos estudos com e sobre a arte na educação e analisou-se, sobretudo, como a arte se manifesta nas práticas educacionais. Destaca-se, então, as diferentes concepções metodológicas do ensino da arte e do papel que esta desempenha junto à infância, na ação educativa. A pesquisa qualitativa com abordagem teórica bibliográfica selecionou 15 pesquisas, analisadas pelo instrumento metodológico da análise de conteúdo, sob a ótica da teoria histórico-cultural, com ênfase em Vigotski. Esta pesquisa possibilitou a construção de categorias analíticas, que compreendem a concepção de Arte, Infância e Prática Pedagógica. A partir disso, observou-se que as concepções que mais se destacaram em relação à Arte foram: Arte como Campo Educativo; Arte como Conhecimento; Arte como Linguagem, expressão e comunicação; Arte como experiência estética, estésica e sensível; Arte como Cultura ou manifestação cultural; Arte como Percepção, imaginação e criação; Arte como Processo de humanização, emancipação humana e transformação da realidade; Arte como Método de pesquisa. No que diz respeito à Infância, as concepções foram: Infância como construção social, histórica e cultural; Infância com relação à educação; Infância como primeira etapa da vida, com tempos e espaços específicos; Infância com relação aos direitos sociais. Referente a concepção de Prática Pedagógica, notou-se as seguintes: Prática Pedagógica como função social, histórica e cultural; Práticas Pedagógicas reprodutivistas; Práticas Pedagógicas como aprendizagem e desenvolvimento; Práticas Pedagógicas espontaneístas. Os resultados indicaram a complexidade de se fazer uma pesquisa teórica e bibliográfica e de tratar a Arte como conhecimento. As instabilidades de fundamentação teórica a respeito da arte confirmam a necessidade e a importância da arte para o desenvolvimento na infância, porém, uma consistência teórico-metodológica não tange as práticas. Desse modo, contatou-se que a formação em pedagogia não supre os conhecimentos na área das artes, necessários ao pedagogo. Diante disso, assinala-se que a coparceira de áreas específicas, tendo em vista que a formação em Pedagogia, não sustenta todas as demandas necessárias para o ensino de Arte, tanto na teoria como na prática, conforme nos remete a legislação. Sendo assim, percebeu-se que é necessário realizar um trabalho com base em parcerias e ?coensinos?, na formação de grupos de profissionais da educação (cada um em sua especialidade), que deem conta de abarcar as diversas áreas pelas quais a criança, em seu processo educativo, seja contemplada através do acesso, com a qualidade teórico-metodológica almejada no trato da Arte como conhecimento.Abstract: This study aims to understand if and how art, childhood and pedagogical practices are expressed in PhD and Master theses published in the Portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), specifically for the Education and similar fields, such as Psychology and Arts, from 2005 to 2016, of Pedagogy graduated teachers/researchers who work directly with childhood (early childhood education and early years of elementary school). In that sense, its purpose is to learn how art is conceived and undertaken at school with children, in researches carried out in the field of Education and related areas. Thus, Education studies with and about art were given visibility and, above all, we analyzed how art manifests itself in educational practices. In view of this, we highlight the different methodological conceptions of art teaching and the role it plays with childhood in the educational action. This qualitative research with bibliographical theoretical approach selected 15 studies and applied the content analysis methodological framework, from the historical-cultural theory perspective with emphasis on Vigotski. This research allowed the construction of analytical categories, which comprise the conception of Art, Childhood and Pedagogical Practice. From this, it was observed that the conceptions that stood out in relation to Art were: Art as an Educational Field; Art as Knowledge; Art as Language, Expression and Communication; Art as an aesthetic and sensitive experience; Art as Culture or cultural manifestation; Art as Perception, imagination and creation; Art as a process of humanization, human emancipation and transformation of reality; Art as a Research Method. Regarding Childhood, the conceptions were: Childhood as a social, historical and cultural construction; Childhood in relation to education; Childhood as the first stage of life, with specific times and spaces; Childhood in relation to social rights. Regarding the conception of Pedagogical Practice, the following were noted: Pedagogical Practice as a social, historical and cultural function; Reproductivist Pedagogical Practices; Pedagogical Practices as learning and development; Spontaneistic Pedagogical Practices. The results indicated the complexity of doing a theoretical and bibliographical research and treating Art as knowledge. The instability of theoretical grounding about art confirms the need and importance of art for development in childhood, but a theoretical-methodological consistency is not practical. Thus, it was found that being graduated in Pedagogy does not supply the knowledge in Arts, a necessary subject for the pedagogues. Given this, it is pointed out that the co-partner of specific areas, given that the education in Pedagogy, does not support all the necessary demands for the teaching of Art, both in theory and in practice, as the law refers us. Thus, it was realized that it is necessary to do a work based on partnerships and ?coensinos?, for the formation of Education professionals groups (each one in his/her speciallity) that can cover the several educational process areas in which the child will be contemplated through access, with Art as knowledge as the theoretical-methodological quality aimed to achieve.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214941
Date: 2019


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