Educação do corpo: técnica e estética no esporte paralímpico

DSpace Repository

A- A A+

Educação do corpo: técnica e estética no esporte paralímpico

Show full item record

Title: Educação do corpo: técnica e estética no esporte paralímpico
Author: Torri, Danielle
Abstract: O presente trabalho compreende o esporte como índice de nossa sociedade e estrutura modelar que participa de uma pedagogia corporal contemporânea. Esta se define por um intenso controle do corpo conforme expectativas de beleza e rendimento. A partir desse entendimento, ganham especial atenção corpos que não normativos, porque entendidos como deficitários, deficientes e ainda mais afastados do modelo ideal de perfeição. Desse modo, interessamo-nos principalmente por aquilo que o esporte pode dizer sobre a sociedade, em sua expressão corporal, analisando pedagogias do corpo que nele se estruturam, mais especificamente o esporte para pessoas com deficiência. Debruçamo-nos sobre o processo de incorporação técnica no esporte paralímpico, nos seguintes planos: na relação dos atletas com seu próprio corpo, tomado como objeto de domínio pelo treinamento esportivo; no entrelaçamento entre rendimento x beleza proporcionado pela técnica; na estética colocada para o corpo deficiente no esporte; nas aproximações e distanciamentos entre os esportes olímpico e paralímpico. A análise de dados foi realizada por meio de categorias articuladoras, resultado do cruzamento entre os objetivos da pesquisa e as expressões próprias do objeto investigado. Elegemos para nossas observações empíricas modalidades dos esportes paralímpicos: o atletismo, na prova de salto em altura categoria T42; o basquete em cadeira de rodas, e a natação. Ao conjunto de observações somou-se a realização de cinco entrevistas semiestruturadas com atletas e técnicos. Também como observações-piloto, assistimos aos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e acompanhamos a mídia escrita sobre o evento. Os resultados nos indicaram: 1) uma tensão referente às condições formais de chance no esporte paralímpico, colocada principalmente para a prova de atletismo, mas também, em menor grau, presente nas outras duas modalidades. 2) O entrelaçamento entre beleza e rendimento produzido pelo corpo com deficiência, fruto de intenso treinamento na busca da perfeição do gesto técnico. 3) Relações de intenso domínio corporal, dado pelo treinamento exaustivo, resultando na produção da dor, mas, também, na possibilidade de uma reconciliação entre o sujeito e sua natureza tomada como objeto. 4) Um hibridismo entre cadeira e atleta, em que a primeira, entendida como prótese, parece ter certo protagonismo. 5) A presença de questões de gênero e amadorismo que aproximam o esporte olímpico e paralímpico. 6) A Possibilidade de o esporte para pessoas com deficiência comportarem Corpos e Práticas Dissonantes e desse modo conformarem uma nova possibilidade estética e talvez política que afirme a deficiência como diferentes formas corporais de estar no mundo. Por fim, aponta-se caminhos ainda pouco percorridos na análise do fenômeno, com elementos que o esporte paralímpico e também aquele praticado por pessoas sem deficiência podem oferecer como expressão social do tempo atual.<br>Abstract : The present work comprehends sport as an index of our society and a modeling structure that participates in a contemporary corporal pedagogy. It is defined by an intense control of the body according to expectations of beauty and output. From this point of view, special attention is paid to non-normative bodies, because they are understood as disabled, and even further away from the ideal model of perfection. In this way, we are mainly interested in what sport can say about society, in its corporal expression, analyzing pedagogies of the body that are structured in it, more specifically the sport for people with disabilities. We focus on the process of technical incorporation in Paralympic sport, in the following plans: in the relation of the athletes with their own body, taken as an object of mastery by the sports training; in the interweaving between output x beauty, provided by the technique; in the aesthetics placed for the disabled body in the sport; in the approaches and distances between Olympic and Paralympic sports. Data analysis was performed through articulating categories, a result of the cross - matching between the research objectives and the expressions of the investigated object. We chose for our empirical observations modalities of the Paralympic sports: the athletics, in the high jump test category T42; wheelchair basketball, and swimming. The set of observations included five semi-structured interviews with athletes and technicians. In addition, as pilot observations, we attended the Paralympic Games of Rio de Janeiro in 2016 and followed the written media about the event. The results showed us 1) a tension regarding the formal conditions of chance in the Paralympic sport, placed mainly for the athletics test, but also, to a lesser extent, present in the other two modalities. 2) The interweaving between beauty and output produced by the disabled body, regarding the intense training in the pursuit of the perfection of the technical gesture. 3) Relationships of intense corporal dominance, given by exhaustive training, resulting in the production of pain, but also in the possibility of a reconciliation between the subject and his/her nature taken as an object. 4) Hybridism between chair and athlete, in which the first one, understood as a prosthesis, seems to have a certain protagonism. 5) The presence of gender and amateurism issues that bring Olympic and Paralympic sports closer together. 6) The possibility of sports for people with disabilities to behave Dissonant Bodies and Practices and thus conform a new aesthetic and perhaps political possibility that affirms the disability as different corporal forms of being in the world. Finally, there are some paths that have not been covered yet in the analysis of the phenomenon, with elements that Paralympic sport and also the ones practiced by people without disabilities can offer as social expression of the current time.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214885
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View
PEED1410-T.pdf 2.434Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar