Title: | Sujeitos jovens e adultos LGBT: diálogos sobre gênero, sexualidade e escolarização |
Author: | Vigano, Samira de Moraes Maia |
Abstract: |
Esta pesquisa faz parte dos estudos realizados no Programa de Pós-Graduação em Educação ? PPGE, da Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC, na Linha de Pesquisa de Ensino e Formação de Educadores ? EFE. Os levantamentos realizados obtiveram o apoio do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos ? EPEJA/UFSC e do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola ? GDE/UFSC. Objetiva-se compreender as influências das vivências escolares de sujeitos que hoje se autodeclaram LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros), particularmente em relação àquelas relacionadas a gênero e sexualidade, buscando perceber como isso refletiu na constituição de suas identidades. Assim, problematizam-se quais as implicações/influências das vivências escolares de sujeitos autodeclarados LGBT em relação às suas identidades de gênero e sexualidade? A pesquisa tem base qualitativa e utiliza-se dos procedimentos metodológicos de levantamento bibliográfico e documental, da análise de conteúdo e do grupo focal. Realiza-se o grupo focal na sede da Associação em Defesa dos Direitos Humanos, com enfoque na Sexualidade ? ADEH em Florianópolis com 21 pessoas. Justifica-se tal estudo pelo fato de os espaços educativos invisibilizarem as desigualdades sexuais e de gênero, sendo que há, cada vez mais, um forte crescimento da violência homofóbica - física e simbólica, dentro e fora dos espaços escolares. Divide-se o trabalho em 3 partes: a primeira parte será a da apresentação da pesquisa, a segunda parte versará sobre as normas de gênero e sexualidade e a última parte se debruçará sobre os processos de escolarização dos sujeitos LGBT. Considera-se como importantes referenciais: Bourdieu (1998, 1997, 2000, 2004, 2007 e 2008), Bento (2008 e 2011), Borrillo (2009 e 2010), Dubar (2005), Freire (1982, 1996, 2000, 2005 e 2009), Louro (1995, 1997, 2000, 2004, 2007 e 2008), Miskolci (2003 e 2005) e Saffioti (1987, 2013 e 2015). Como documentos norteadores, utiliza-se os Relatórios do Grupo Gay da Bahia ? GGB (2016 e 2017), a pesquisa da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais ? ABGLT (2016), os Parâmetros Curriculares Nacionais ? PCN (1999), as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ? LDBEN (1996), a Constituição Nacional (1988), a Declaração Universal dos Direitos Humanos ? DUDH (1948), o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2006), a Pesquisa sobre Preconceito e Discriminação no Ambiente Escolar (2009), os Princípios de Yogyakarta (2007), o Programa Brasil sem Homofobia (2004), entre outros. Retratam-se as perspectivas voltadas ao entendimento da heterossexualidade como ordem social, que orienta práticas cotidianas construídas a partir da dominação de gênero. Aponta-se como necessário um processo de escolarização mais acolhedor das diferenças sexuais e de gênero e uma formação docente que se articule com essas demandas. Percebe-se que as práticas excludentes vivenciadas pelos sujeitos LGBT refletiram na formação da personalidade e da identidade de cada um e cada uma, resultando em processos de negação dos espaços escolares, identificando a escola como (re) produtora de violências de gênero.<br> Abstract : This research is part of the studies carried out in the Program of Graduate Studies in Education - PPGE, of the Federal University of Santa Catarina - UFSC, in the Research Line of Education and Formation of Educators - EFE. The surveys carried out were supported by the Group of Studies and Research in Youth and Adult Education (EPEJA/UFSC) and the Specialization Course on Gender and Diversity in the School GDE/UFSC. The objective is to understand the influences of the school experiences of subjects who today are self-described LGBT (lesbian, gay, bisexual and transgender), particularly in relation to those related to gender and sexuality, seeking to perceive how this reflected in the constitution of their identities. Thus, what are the implications/influences of the school experiences of self-declared LGBT subjects in relation to their gender and sexuality identities? The research has qualitative basis and it is used methodologically of the bibliographical and documentary survey, the content analysis and the focal group. The focus group is held at the headquarters of the Association for the Defense of Human Rights, with focus on Sexuality - ADEH in Florianópolis with 21 people. Such study is justified by the fact that educational spaces make sexual and gender inequalities invisible, and there is, increasingly, a strong growth of homophobic violence - physical and symbolic, inside and outside the school spaces. The research is divided into three parts: the first part will be the presentation of the research, the second part will be about the norms of gender and sexuality and the last part will focus on the schooling processes of LGBT subjects. These are considered important references: Bourdieu (1998, 1997, 2000, 2004, 2007 and 2008), Bento (2008 and 2011), Borrillo (2009 and 2010), Dubar (2005), Freire (1982, 1996, 2000, 2005 and 2009), Louro (1995, 1997, 2000, 2004, 2007 and 2008), Miskolci (2003 and 2005) and Saffioti (1987, 2013 and 2015). As guiding documents, it uses Reports of Gay Group of Bahia ? GGB (2016 and 2017), the research of the Brazilian Association of Gays, Lesbians, Bisexuals, Transvestites and Transsexuals ? ABGLT (2016), the National Curricular Parameters ? PCN (1999), the Laws of Guidelines and Bases of National Education ? LDBEN (1996), the National Constitution (1988), the Universal Declaration of Human Rights ? DUDH (1948), the National Human Rights Education Plan (2006), the Survey on Prejudice and Discrimination in the School Environment (2009), the Yogyakarta Principles (2007), the Brazil without Homophobia Program (2004), among others. It portrays the perspectives aimed at the understanding of heterosexuality as a social order, which guides daily practices built from gender domination. A more welcoming schooling process of sexual and gender differences and a teacher formation that is articulated with these demands is pointed out as necessary. It can be seen that the exclusionary practices experienced by LGBT subjects reflected in the formation of the personality and the identity of each one, resulting in processes of denial of school spaces, identifying the school as (re) producer of gender violence. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214879 |
Date: | 2019 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1405-T.pdf | 3.652Mb |
View/ |